No último dia 3, a dracenense Cristina Mura, lançou na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, em São Paulo, o livro de sua autoria ‘Rubens Gerchman e o Brasil dos anos 60 e 70’, pela Editora Alameda.
Cristina, que atualmente reside em São Paulo, é filha da dracenense Romilda Mura. A escritora conta que foi uma maravilhosa noite, entre livros, autógrafos e muito bate-papo com pessoas queridas.
O livro entrelaça artes visuais e a história do Brasil nos anos 1960 e 70. Nesta época, cita Cristina, as manifestações estéticas criaram uma profunda relação com as forças políticas e sociais de seu tempo. Cristina Mura volta sua atenção para a produção de um dos artistas fundamentais do período para realizar esta tarefa.
A autora soube se equilibrar, com muita propriedade, sobre a tênue linha que, uma vez ultrapassada, pode deformar o contexto histórico quando privilegia o aspecto formal e, no sentido contrário, corre o risco de transformar a obra artística em mero reflexo do momento na qual ela se insere. Na análise das obras de Gerchman como Lindonéia (transformada em canção por Caetano Veloso e Gilberto Gil), Caixas de morar e Cartilha no superlativo, Cristina Mura atenta para o olhar agudo do artista que revela, entre outras coisas, a melancolia que se faz presente na cultura de massa que então se consolidava no País, a resistência ao regime ditatorial civil-militar de 1964 e a ironia oculta nas coisas do cotidiano. Ao mesmo tempo, durante a leitura, descobrimos como a linguagem apolítica da pop art norte-americana foi, em alguns momentos, utilizada por Gerchman na criação de uma obra de arte socialmente crítica. Ao final do livro, constamos que uma das características de Rubens Gerchman é sua capacidade de transmitir ideias complexas através de formas simples. A autora foi sábia em compartilhar com o leitor esta qualidade. Sua prosa tem a sabedoria de convidar o leitor para adentrar o espaço do complexo através da simplicidade.
Para adquirir o livro, basta acessar o site da Martins Fontes, o exemplar custa R$ 84. Cristina é docente superior, pesquisadora e colaboradora editorial e este é o primeiro livro que escreve.