O 3º Fapis (Fórum de Apicultura Sustentável), promovido pelo grupo de pesquisa e extensão NOS (Núcleo de Operações Sustentáveis) da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp – campus de Dracena, na última sexta e sábado, 11, foi sucesso de público.
Segundo informações do professor doutor Daniel Nicodemo, um dos responsáveis pela organização, foram mais de 200 inscritos que participaram de oficinas (atividades práticas) sobre produção e substituição de rainhas, produção de hidromel (bebida à base de mel), produção e beneficiamento de pólen apícola, manejo de colmeias em períodos de entressafra e análises físico-químicas de mel. Essas atividades foram realizadas em laboratórios e no setor de apicultura da Unesp.
Já as palestras tiveram como objetivo principal incentivar e elucidar os participantes quanto à adoção de técnicas adequadas de manejo de colmeias e a agregação de valor aos produtos apícolas. Outro assunto de relevância abordado foi a segurança alimentar e o risco que corremos se continuarmos a perder os agentes polinizadores.
Nicodemo pontua que, durante a abertura, no período da noite, foi apresentado aos vereadores presentes Divanir Ledo e Shoiti Kanezawa o projeto ‘Amigo das Abelhas’, com a proposta de inserir nas escolas municipais o caderno de atividades que inclui a temática, abelhas. Outro ponto proposto seria a adoção de sachês de mel nas merendas escolares diariamente, assim como ocorre em outros municípios da região.
Os edis se mostraram interessados com o assunto e prometeram discutir com os demais vereadores durante sessão ordinária na noite de ontem, 13.
DIA DO MEL – Outro evento, paralelo ao Fapis, que agradou bastaste ao público foi a Feira de Produtos Apícolas realizada no último sábado, também nas dependências da Unesp. O evento gratuito atraiu mais de 300 pessoas.
Entre as atividades propostas destaque para as oficinas de culinária com chefs que ensinaram a preparar deliciosos pratos com mel e a confecção de sabonetes e velas à base de mel, cera e própolis.
Para a garotada muitos jogos, gincanas, visita ao meliponário, entre outras atividades foram apresentadas aos pequenos.