Dados meteorológicos registrados pela Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, revelam que na última semana, a temperatura mínima registrada em Adamantina, ficou entre 2ºC e 6ºC.
Os números foram medidos a partir da estação meteorológica instalada na APTA (Agência Paulista do Agronegócio), em Adamantina, que faz a medição automática da temperatura, umidade relativa do ar, precipitações e outros registros.
Os indicadores são medidos das 7h da manhã até as 7h da manhã do dia seguinte. Nesse período, as menores temperaturas (2º C) foram registradas nos dias 12, 13 e 14. A maior mínima foi dia 11 (6º C). Nos dias 9 e 10 os termômetros marcaram 3º C e no dia 8, dentro da mais recente semana medida, a temperatura mínima foi de 8º C. As máximas ficaram entre 16º C e 21º C.
Nas redes sociais, internautas fizeram relatos do frio e publicaram fotos, entre as quais, as imagens do Parque dos Pioneiros, na manhã do dia 12 de junho, quando a mínima registrada foi de 2º C. No local, segundo foto publicada pelo internauta Marcelo Rosa Melo, foi vista uma camada de gelo sobre a grama, na região próxima aos eucaliptos, o que sugere a ocorrência de geada.
As baixas temperaturas são reflexos da forte massa de ar polar que atua no estado de São Paulo tem provocado muito frio, sobretudo durante as madrugadas. Em todo o Brasil, o frio tem batido recordes.
Segundo o site Climatempo, ao longo dos próximos dias a tendência é que a massa de ar polar enfraqueça no estado de São Paulo, portanto, as temperaturas da madrugada não devem ser tão baixas quanto nos últimos dias. A temperatura sobe aos poucos e não há condições de chuva.