Reveladas na última edição do Salão de Milão, em novembro, as novas Honda CB 500F, CBR 500R e CB 500X acabam de estrear no mercado brasileiro. As motocicletas da linha 500 da montadora japonesa receberam uma série de mudanças significativas no visual, além de pequenas melhorias no conjunto mecânico. Em contrapartida, os modelos ficaram em média R$ 3 mil, mais caros.
A naked, a esportiva e a crossover de média cilindrada da Honda ganharam visual mais agressivo, com direito a carenagens redesenhadas, tentando passar a impressão de serem motocicletas de maior porte, além de conjunto óptico dianteiro e traseiro de LED. Há ainda nova ponteira de escape, com formato mais robusto e mudanças internas que ajudam a deixar o torque do motor mais linear, e alças traseiras embutidas na carenagem.
Os modelos receberam também tanque de combustível com novo desenho e formato maior, alterando a capacidade de 15,7 para 16,7 litros no caso da CB 500F e da CBR 500R e de 17,3 para 17,7 l no caso da CB 500X. A crossover adotou ainda um novo parabrisa, que está 10 milímetros mais alto e oferece duas posições.
O painel de instrumentos também é novo, com informações digitais, o que inclui velocímetro, conta-giros, relógio, hodômetro total e parcial, consumo de combustível médio e instantâneo e indicadores de diagnóstico do motor. Outra novidade é o manete de freio dianteiro, que passa a dispor de regulagem de altura.
As três motocicletas são equipadas com um motor bicilíndrico de 471 cm³, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido, capaz de desenvolver 50,4 cavalos de potência, a 8.500 rpm, e 4,55 kgfm de torque, a 7.000 rpm.
Para a linha 2016, este propulsor recebeu um novo filtro de carvão ativo, que absorve as emissões suspensas no tanque e devolve para a admissão do motor, melhorando os níveis de emissões de poluentes das motocicletas e atendendo aos padrões do Promot 4. O câmbio é de seis marchas com embreagem multidisco.
O conjunto de suspensão dos modelos CB 500 seguiu a linha de mudanças e agora oferece regulagem na dianteira e um novo ajuste na traseira, enquanto o conjunto de freios adotou uma nova pinça na dianteira – todos os modelos têm sistema ABS de série, com exceção da versão de entrada da naked. As rodas são de liga-leve de 17 polegadas com pneus 120/70-ZR17M/C na dianteira e 160/60-ZR17M/C na traseira agora da marca Dunlop.
A CB 500F estará disponível nas cores preto (STD e ABS) e vermelho/branco (ABS), enquanto a CBR 500R será oferecida nas tonalidades preto e vermelho e a CB 500X, branco e vermelho. Os modelos chegam às concessionárias em julho, com garantia de três anos sem limite de quilometragem e o serviço Honda Assistance 24h durante os 36 meses.
Os modelos ficaram em média R$ 3 mil, mais caros

 

 

Confira abaixo os preços da
nova linha Honda CB 500:

CB 500F STD: R$ 26.000
CB 500F ABS: R$ 28.000
CBR 500R ABS: R$ 29.000
CB 500X ABS: R$ 29.900