O diretório municipal do Democratas (DEM) de Adamantina apresentou na amanhã de quarta-feira, 1º, o ex-diretor da FAI, professor Márcio Cardim, como pré-candidato a prefeito de Adamantina.
Márcio foi diretor da FAI no período de 2011 a 2016 e ficou no cargo até o último dia 31. Nessa quarta tornou pública e oficial sua pré-candidatura ao executivo municipal, em um evento realizado pelo DEM nas dependências do plenário José Ikeda, na Câmara Municipal de Adamantina.
O encontro mobilizou lideranças de bairros, lideranças comunitárias, políticos, empresários, filiados do DEM e outros nomes, além de pré-candidatos a vereador pelo partido, que foram recepcionados pelo presidente do diretório municipal, o vereador Aguinaldo Pires Galvão.
A imprensa local também se fez presente, acompanhando a primeira manifestação de Cardim, onde confirma seu interesse em concorrer ao cargo de prefeito, nas próximas eleições.
Ainda não há qualquer definição sobre o vice de Cardim. Sobre esse tema, o DEM e o pré-candidato têm conversado há várias semanas com outros partidos, e manteve contato inclusive com os demais que já manifestaram a pré-candidatura. O nome do vice deverá surgir, preferencialmente, de outra legenda, o que permite ampliar a base política de apoio ao hoje pré-candidato. O PPS e o PSD já integram a base de apoio a Cardim.
Sobre os nomes que disputarão as eleições para vereadores, existem pré-candidatos, alguns dos quais se articulam voluntariamente junto aos seus círculos de relacionamento. Porém, a definição dos nomes, e a opção por coligar partidos ou não, vão ocorrer somente nas convenções partidárias, que segundo o calendário eleitoral podem ser realizadas no período entre 20 de julho a 5 de agosto.
Já o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral deve ocorrer até o dia 15 de agosto, quando poderá ser dada largada à campanha. A propaganda eleitoral no rádio e na TV começa dia 26 de agosto e segue até o dia 29 de setembro. A eleição está marcada para 2 de outubro.
OUTROS NOMES – Além da manifestação oficial do DEM – bastante aguardada na cidade – outros nomes também se lançaram pré-candidatos a prefeito de Adamantina, entre os quais, o empresário José Maria Haddad (PP) e o vereador Hélio José dos Santos (PR).