A 1ª Cia. da Polícia Militar de Dracena, subordinada ao 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior, divulgou alerta de segurança à população, que sendo colocado em prática evita a ação de ladrões que aproveitam o descuido da vítima para levar o celular embora.
Segundo a polícia, os celulares estão no topo da lista dos aparelhos eletrônicos mais furtados ou roubados no Brasil atualmente.
Consta no alerta que a facilidade de aquisição desses aparelhos existe, assim como a facilidade de venda ou troca depois de roubados.
A polícia pede que as pessoas fiquem atentas às dicas de segurança que podem fazer a diferença para que sejam diminuídas as chances de perder o celular.
É importante que a pessoa não deixe à mostra o aparelho celular enquanto o carrega nas ruas e procure deixá-lo no bolso, bolsa e preferencialmente com o modo silencioso (vibrar) ativado.
Em bares, restaurantes e outros estabelecimentos, não deixem o celular sobre a mesa ou balcão tendo em vista que qualquer momento de distração pode ser o suficiente para uma ação mal intencionada de alguém.
A Polícia Militar alerta ainda que as pessoas evitem atender ligações nas ruas e se for urgência, deve-se procurar um estabelecimento onde possa entrar e atender a chamada.
É importante citar que jamais deixe o celular à mostra no interior de veículos.
A 1ª Cia. lembra ainda que dirigir e falar ao telefone celular é uma das infrações mais comuns em todo o Brasil que gera multa e potencializa os riscos de abordagens criminosas.
Em caso de emergência ligue 190 e responda corretamente as perguntas dos atendentes do COPOM.