Profissionais do Corpo de Bombeiros de Dracena iniciaram ontem, 14, de manhã, as primeiras doações na campanha “Sangue Bom”, junto ao Banco de Sangue do município. A campanha será desenvolvida até o final deste mês, pelos bombeiros em todo o estado de São Paulo.
A intenção é influenciar a população a fazer o mesmo ato de solidariedade e ainda conforme informou o capitão Cláudio Augusto da Silva, comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros de Dracena, que abrange os postos de Dracena, Adamantina e Osvaldo Cruz, assim aumentar o número de doações neste período de férias escolares, tempo de viagens, e também na época de frio.
PARA SER DOADOR – Basta ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; pesar mais de 50 quilos; também é recomendável que esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação. É necessário levar um documento com foto.
QUEM NÃO PODE DOAR – Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.
SERVIÇO – Interessados podem procurar o Banco de Sangue, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h, na rua São Paulo, ao lado da capela da Santa Casa. Telefone (18) 3821-8466, ramal 2025.