A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) está promovendo neste mês, a campanha nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, denominada “Julho Verde”. O objetivo é conscientizar a população para os principais fatores de risco da doença, o cigarro e o álcool.
“Quando associado, o consumo dessas substâncias multiplica em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço”, informa a SBCCP.
Levantamento do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Rio de Janeiro, confirma que o câncer de boca, laringe e demais órgãos da região da cabeça e pescoço é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata, com mais de 18 mil casos diagnosticados anualmente no Brasil.
Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre o sexo feminino. “Todo nódulo persistente no pescoço pode ser câncer, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias, é endurecido e cresce progressivamente”, explica o cirurgião Rogério Dedivitis, presidente da SBCCP.
De acordo com o presidente é recomendável procurar um cirurgião de cabeça e pescoço quando houver uma lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias, bem como em caso de rouquidão por mais de três semanas, em especial em fumantes e consumidores habituais de bebidas alcoólicas.
Conforme a SBCCP, o carcinoma epidermoide é o principal tipo de câncer de boca, faringe e laringe, enquanto o carcinoma papilífero é o tipo de câncer de tireoide mais comum.
O mais frequente nas regiões da cabeça e pescoço nas mulheres é o câncer de tireoide e nos homens, o câncer de boca, laringe e faringe.
DRACENA- Dados da Associação de Voluntários de Apoio ao Paciente de Câncer de Dracena (Avapac), apontam que dos 525 pacientes atendidos atualmente pela instituição, 84 são de câncer da cabeça e pescoço.
É a terceira maior incidência de câncer registrado pela Associação, superado somente pelos casos de mastologia (câncer de mama), com 103 pacientes e próstata, com 95.
PREVENÇÃO – O combate ao uso de cigarros e bebidas alcóolicas é a principal forma de prevenção do câncer de cabeça e pescoço, pois são os fatores de risco mais importantes no surgimento da doença. A associação dos dois hábitos (fumar e beber) multiplica a chance do surgimento desse câncer.
CURA – A campanha “Julho Verde”, alerta para quanto mais rapidamente for diagnosticado, maior a chance de cura. Os tumores pequenos e localizados apresentam taxa de cura superior a 90%, enquanto os de grandes dimensões ou com linfonodos comprometidos (raízes do tumor primário) podem levar à morte pela doença. “Estudos mais recentes apontam para alguma influência genética no desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço, porém, o hábito de fumar e beber ainda são os principais fatores de risco para a doença e devem ser firmemente combatidos”, esclarece a SBCCP.
ORIENTAÇÕES – Apesar da maioria das pessoas que desenvolvem câncer na boca são as que fumam ou abusam do álcool, há casos em menor proporção, de pessoas que nunca fumaram ou nunca beberam e que podem desenvolver a doença. Estudos apontam para outros fatores de risco nessa população, como a falta de higiene oral, próteses dentárias e a infecção oral pelo papilomavírus (HPV).
Estudos recentes demonstram que a infecção oral pelo papilomavírus (HPV) é um fator de desenvolvimento do câncer de faringe e também de boca. Uma das formas de contágio por essa infecção é por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais.
O dia 27 de julho foi definido como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço no congresso mundial da especialidade, realizado em 2014, pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço.