A Secretaria Municipal de Saúde de Dracena, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoverá nos dias 27 e 28 de agosto, a campanha de vacinação antirrábica na área urbana e rural da cidade.
Segundo informações do secretário de Saúde, Nelson Bortolatto, nos próximos dias a equipe que irá trabalhar na campanha será vacinada.
A raiva é uma doença transmissível. É caracterizada pelo contágio direto, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e o controle da doença. No passado, Dracena já registrou a morte de uma mulher por raiva, daí a importância da conscientização da população que tem animais de estimação.
O diretor do CCZ e médico veterinário, Ivan José Borges informa que deverão ser vacinados aproximadamente seis mil animais, entre cães e gatos. Deverão trabalhar na aplicação das doses equipes do CCZ, Etec Profª Carmelina Barbosa, Vigilância Epidemiológica e Tiro de Guerra.
A vacina é importada e oferecida pelo Governo do Estado. A orientação é que os donos de animais no dia da vacinação não deixem a tarefa para as crianças desenvolverem evitando riscos de acidentes. Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem recebê-la, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. A vacina não deve ser aplicada em animais doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). As seringas e agulhas utilizadas na vacinação são descartáveis.
A Saúde disponibilizará ao todo 21 postos de vacinação que serão divulgados em breve. A última vacinação antirrábica em Dracena ocorreu no final de 2014.