Dezenas de jovens estão tendo oportunidade única em suas vidas, passar uma temporada conhecendo a cultura de outro país. Tudo isso faz parte do Programa de Intercâmbio de Jovens, desenvolvido pelo Rotary Club.
O programa é direcionado a estudantes de 15 a 21 anos de idade, sendo filhos de rotarianos ou não. Para se qualificar, o jovem deve estar academicamente acima da média e demonstrar ter papel de líder na comunidade. Os candidatos também devem ser flexíveis e gostar de novos desafios, assim serão excelentes embaixadores culturais. Todos os participantes são patrocinados pelo Rotary Club local.
Os interessados preenchem formulário de inscrição, participam de entrevista e prova com 50 questões, envolvendo conhecimentos gerais, matemática, inglês e português. Conforme a classificação do candidato é possível escolher o destino para viagem.
A jovem Maria Fernanda Lapenta dos Santos, de 16 anos, estudante do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Objetivo, vivenciará essa grande experiência. Ela é filha do casal Denise e Milton dos Santos e irmã do Eduardo.
Maria Fernanda embarcará no dia 7 de dezembro para a Alemanha, onde terá duas semanas de aula, conhecerá pontos turísticos junto a outros intercambistas, incluindo Paris e Londres, além de aprender um pouco mais culturas distintas.
Maria Fernanda será hóspede na residência da alemã Anna Schmitz, na cidade de Regensburg, na Alemanha.
Anna, que também está participando do intercâmbio, desembarcou em São Paulo no último sábado, 16, rumo a Dracena. Ela estará hospedada durante dois meses na casa da família de Maria Fernanda.
Em visita ao Jornal Regional, a jovem que fala fluentemente quatro idiomas (inglês, italiano, alemão e latim) disse achar a ‘Cidade Milagre’ muito bonita e pequena, diferente do município que reside. Uma das características da cidade que chamou a atenção dela foi a arquitetura das casas, ‘são modernas’, frisou a jovem alemã.
Ela contou que está gostando da comida brasileira, o alimento que mais vem chamando a atenção dela é o açaí e achou diferente os brasileiros comerem todos os dias, o prato tão tradicional, arroz e feijão.
INTERCÂMBIO – Há mais de 75 anos, o Rotary ajuda estudantes e famílias a expandir seus horizontes através do intercâmbio de jovens. Todos os anos, 80 países e cerca de 8 mil estudantes participam do programa, administrado pelos distritos e clubes rotários.
O Distrito 4510, em Dracena, possui experiência de mais de 35 anos na realização de intercâmbios de sucesso.
Álvaro Grohman, oficial de intercâmbio do clube local pontuou a reportagem que atualmente oito pessoas dracenense participam do programa de curta duração (30 a 60 dias) e duas de longa duração (1 ano).
Como participante do intercâmbio do Rotary, o jovem passará um período morando com famílias anfitriãs e frequentando escola em um país estrangeiro.
Dracena receberá nos próximos dias, estudantes vindos da Itália, Califórnia, entre outros destinos.
Devido o Brasil registrar uma epidemia de zika vírus desde o final do ano passado, Álvaro salientou que houve alguns cancelamentos de intercâmbio no país.