Será inaugurada oficialmente hoje, 28, às 15h30, as dependências do prédio do Fórum e a instalação da 2ª Vara Judicial da Comarca de Pacaembu.
A solenidade contará com a presença do desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Pacaembu conta com 12.311 ações em andamento e recebeu 584 novas ações apenas no mês de junho. O juiz titular da nova unidade será Rodrigo Antonio Menegatti, que também é o responsável pela 1ª vara e diretor do Fórum. As duas varas acumulam competência das áreas cível, criminal, execução fiscal e infância. A cidade conta com 13.961 habitantes (IBGE/2015).
A obra de construção do prédio do Fórum com moderna estrutura foi iniciada em 2010 e a entrega oficial foi feita pelo governo Geraldo Alckmin em visita a Pacaembu em novembro do ano passado.
Mesmo após o ato, os servidores judiciais da comarca permaneceram trabalhando no prédio antigo, porque o novo não tinha mobiliário e ainda precisava obter o aval do padrão do TJ para funcionar.
Construído pela Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, o Fórum tem capacidade para abrigar três varas de família e possui dependências para Defensoria Pública, Ministério Público, assistência psicológica e social, e posto bancário.
A obra localizada entre as ruas São João, Yonekio Tomo e avenida Manoel Teixeira Junior teve o investimento do Governo do Estado no valor de R$ 6.689.587,29.
LUCÉLIA – Em seguida, às 17h30, será a vez de a Comarca de Lucélia receber a sua 2ª unidade judicial. As comarcas pertencem à 5ª Região Administrativa Judiciária (5ª RAJ) – Presidente Prudente, dirigida pelo juiz Antonio Roberto Sylla.
Lucélia recebeu, em junho deste ano, 568 novos feitos, totalizando 6.539 processos em andamento. A 2ª vara terá como titular o juiz André Gustavo Livonesi. O juiz Fábio Renato Mazzo Reis é o diretor do fórum. A cidade possui, de acordo com o IBGE, população de 21.196 pessoas.
Além dessas atividades na 5ª RAJ, o presidente Paulo Dimas participa de atividades na 2ª RAJ – Araçatuba: na manhã de hoje acontece a entrega das novas instalações do fórum de Ilha Solteira e, amanhã, 29, haverá reunião de trabalho com juízes e servidores da região.