A Justiça Eleitoral de Dracena começou as fiscalizações de campanha política antecipada em locais públicos e também pela internet. Funcionários do Cartório Eleitoral estão designados para esse trabalho e já constataram possíveis irregularidades por parte de pré-candidatos na cidade.
A campanha eleitoral neste ano foi reduzida de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto, em primeiro turno.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Moacir Auresco, além da fiscalização de propaganda antecipada nas ruas, três estagiárias checam diariamente a internet, sites locais e whatsapp para verificar eventuais irregularidades.
“Estamos de olho e encaminhando os casos ao Ministério Público Eleitoral (MPE)”, informa Auresco. Ele explica que o MPE é quem toma as medidas legais de denúncias e fiscalizações nesses casos. “A propaganda antecipada é passível de multas”, explica.
RUAS – O chefe do Cartório explica ainda que na campanha desse ano, a Justiça Eleitoral impôs uma série de proibições que não havia nas eleições municipais passadas. Entre elas, está vedado o uso de cavaletes sobre calçadas e faixas contendo propagandas de candidatos. “Estamos verificando isso também”, informa.
MESÁRIOS – O Cartório Eleitoral também está realizando a convocação de mesários, equipes de apoio logístico e nas escolas onde as votações ocorrerão. São aproximadamente 600 pessoas convocadas para as eleições na Comarca que abrange Dracena e Ouro Verde.
“Neste mês de julho, esses convocados devem vir ao Cartório para nomeações e em setembro, será realizado treinamento específico”, aponta Auresco. No dia 14 de julho está programada reunião com os presidentes dos partidos.
Funcionários do Cartório também passam por treinamentos, abordando principalmente a parte de informática do TSE para as eleições que ocorrerão no dia 2 de outubro.