O monitoramento de focos de incêndio por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta alto risco de fogo em vegetação no município de Dracena e cidades da região.
O motivo do alerta do Inpe, deve-se ao tempo seco da estação atual que favorece o surgimento de queimadas em pastagens e áreas de vegetações rasteiras de gramíneas e arbustos.
O monitoramento operacional pelo Inpe inclui focos de queimadas e de incêndios florestais detectados por satélites em todo o país. O rastreamento nos últimos dias indica a situação de risco na maior parte do estado de São Paulo, incluindo Dracena e região.
No mapa, o alerta para a região é de sinal vermelho para incidências de riscos de queimadas, quase se aproximando do estado crítico, como está ocorrendo em regiões próximas a Dracena, como Araçatuba.
CORTA-FOGO – Levantamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (Sema), indica aumento de 143% dos focos de incêndios no estado detectados de janeiro até julho deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado.
Devido os riscos crescentes dos focos, a Sema antecipou neste ano a operação “Corta-Fogo”. Desde junho, o site da “Corta-Fogo” disponibiliza a evolução dos principais indicadores, que são atualizados mensalmente.
A ideia, segundo a Secretaria é informar o que está ocorrendo no estado, além de apontar as ações de combate contra incêndios pelos Bombeiros e brigadas.
Quem acessar o site poderá seguir os focos detectados por satélite, as autorizações emitidas pela Cetesb para queima da palha da cana-de-açúcar, as ocorrências em unidades de conservação, os atendimentos feitos pelo Corpo de Bombeiros e dados de fiscalização.
A operação monitora os focos queimadas e incêndios, bem como as condições climáticas que favoreçam o aumento do risco de fogo em coberturas vegetais. “´É fundamental para antecipar a tomada de decisões e subsidiar as ações de prevenção, controle e combate que são desenvolvidas pela Operação Corta-Fogo”, informa a Secretaria.
Nos últimos dias, o Jornal Regional tem divulgado focos de incêndios combatidos pelos Bombeiros na região. O mais recente, ocorreu no domingo, 24, à noite, ás margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), quando foram destruídos dois alqueires de pastagens até ser controlado.
SERVIÇO- O monitoramento das queimadas no estado e região pode ser acompanhado pelo site da Secretaria do Meio Ambiente, www.ambiente.sp.gov.br/cortafogo/ e pelo Inpe através do www.inpe.br/queimadas/sitAtual.php