Recentemente, na Agência da Receita Federal em Dracena, constatou-se por meio de denúncia feita por contribuinte, uma tentativa de golpe pela internet, mais precisamente via e-mail. A mensagem, que tinha como remetente a Receita Federal, forjava um trabalho de malha relativamente à Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física.
Diante dos fatos, a instituição reforça a informação que não envia comunicação por e-mail para contribuinte. Assim, todos devem ficar muito atentos, pois que pode se tratar de um simples vírus de computador a uma tentativa de golpe.
Fica informado ao contribuinte que a Receita Federal, visando a concretização de um ato administrativo com valor jurídico, comunica-se com o contribuinte por meio dos Correios, com Aviso de Recebimento (AR), ou presencialmente ao ser atendido por Servidor Público devidamente identificado e municiado de documentos hábeis a gerar, para o contribuinte, uma comprovação de ato autêntico praticado pelo órgão. Por meio digital, da mesma forma obedecendo a previsões normativas, a comunicação com o contribuinte somente se dá via Domicílio Tributário Eletrônica (DTE). Este consiste em uma caixa postal disponível no Portal e-CAC que, a partir da adesão pelo contribuinte, passa a ser seu domicílio tributário. A opção, para recebimento de comunicações e intimações da instituição, pode sei feita no Portal eCAC em “Serviços em Destaque” ou no menu “Cadastros”, acessível pelo endereço: http://idg.receita.fazenda.gov.br/

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Receita Federal – Presidente Prudente