Terminou no domingo, 28, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que este ano abordou o tema “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”. A semana especial teve início no último dia 21, onde foram desenvolvidas diversas atividades em alusão à data.
De acordo com a equipe da Apae de Dracena, o tema diz respeito ao conceito da diferença. Evidências apontam ocorrências na sociedade, ameaçadoras da dignidade das pessoas ao ponto de não serem aceitas por causa da diferença que apresentam. Reconhecer que as pessoas com deficiência são diferentes entre si, assim como todas as pessoas sem deficiência, ser diferente significa que se distingue de outras coisas ou pessoas, não é igual.
A Apae durante a última semana esteve com uma programação especial: participou no Interprojetos de futsal; participou no 4° Simpet da Unesp de Dracena com venda de artesanato e recebeu a visita de três escolas (EE 9 de Julho (9ºano), Colégio Objetivo (1º ano do Ensino Médio) e Emefi João Vendramini (5º ano) na entidade com o objetivo de conhecer e interagir com os alunos/usuários.
A Apae de Dracena é uma entidade beneficente sem fins econômicos que atende aproximadamente 200 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) dos municípios de Dracena, Junqueirópolis, Irapuru, Flora Rica e Santa Mercedes.
Sua missão é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, prestações de serviços e apoio as famílias para melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. O presidente Arnaldo Registro agradece a visita de todas as escolas e daqueles envolvidos com a semana especial.