A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está implantando, de forma inovadora e em conjunto com as escolas, o novo ‘Mapa da Educação’. A ideia é que todas as unidades estaduais, municipais e particulares estejam corretamente identificadas com nome e endereço para renovar e facilitar a busca por instituições de ensino. Hoje, a busca pode ser feita apenas pelo nome, cidade ou diretoria de ensino de cada escola, mas sem coordenadas geográficas.
Apenas a rede estadual de ensino conta hoje com mais de 5.000 escolas em todos os 645 municípios paulistas. “Agora, a população não tem só o endereço da escola disponível. Terá também a geolocalização e colaborará com a produção desse dado. O ‘Mapa da Educação’ possibilitará que familiares encontrem qual é a escola mais próxima de sua residência em caso de mudança, ou em caso de transferência entre unidades”, destaca o responsável pelo projeto Savio Ibrahim Viana.
O ‘Mapa da Educação’ é colaborativo e georreferenciado e trará ainda unidades das redes municipal e particular de todo o Estado. No link piloto, já disponível, é possível verificar a grande quantidade e proximidade das escolas. Alunos, professores, diretores e outros servidores das escolas estaduais já podem acessar o quadro colaborativo no link https://sed.educacao.sp.gov.br/Geo/ConsultaPublica/TodasEscolas e classificar os prédios. O acesso pode ser feito nos computadores das escolas. Todo o trabalho será acompanhado pela equipe responsável por dados da Secretaria.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo