Terminou no último sábado, 13, na Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas – Unesp campus de Dracena o encontro sobre política agrícola e desenvolvimento. O encontro que teve início na quinta-feira, 11, teve como objetivo à discussão de possibilidades para o desenvolvimento rural.
No segundo dia de evento ocorreram palestras sobre temas que abordaram tanto questões específicas para produtores familiares (mercados institucionais e organizações) quanto a produtores médios (plano safra 2016/17). No sábado de manhã houve atividades para grupos específicos de produtores.
Simultaneamente às palestras houve ainda exposição de empresas de insumos agropecuários e instituições relacionadas ao setor produtivo rural. O público pôde discutir com as empresas revendedoras locais que atuam no setor, a aquisição de máquinas, implementos e outros insumos, à luz das considerações apresentadas pelas instituições financeiras presentes no evento.
De acordo com informações da professora coordenadora do encontro, Elaine Mendonça Bernardes, cerca de 100 pessoas participaram nos três dias de evento.
Elaine ressaltou que no encontro foi possível fechar parceria com o grupo da ESALQ e profissionais da Apta para perspectivas de trabalho em conjunto, o que acabou superando as expectativas da organização. No entanto, ainda é grande a preocupação dos professores em atingir o maior número de produtores nesse tipo de evento, mesmo tendo uma pequena participação deste público presente.
Com a vinda de palestrantes de órgãos públicos que atuam na área, os organizadores informaram que essa foi uma grande oportunidade para os produtores conhecerem as principais ideias em execução e a serem implantadas para suporte ao desenvolvimento rural. Aos alunos e profissionais das áreas de ciências agrárias foi uma possibilidade de se atualizarem em política agrícola no contexto do desenvolvimento, particularmente quanto ao plano de safra em vigor, além das políticas públicas específicas de desenvolvimento rural.
O evento contou com a presença de professores da ESALQ, profissionais da Secretaria da Agricultura, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além de docentes da própria Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas Unesp Dracena. O encontro proporcionou debate com produtores rurais, profissionais do ramo e alunos.