A Harley-Davidson apresentou nesta semana nos Estados Unidos um novo motor para suas motocicletas touring. Batizado de Milwaukee-Eight, o propulsor é um V-twin (dois cilindros em “V”) com ângulo de 45 graus e se destaca por oferecer 10% mais de torque, quatro válvulas por cilindro (duas de admissão e duas de escape) e fluxo de admissão e de exaustão 50% maiores que os propulsores anteriores.
O novo motor Milwaukee-Eight estará disponível em duas cilindradas diferentes: 1.753 cm³ e 1.868 cm³. A primeira, batizada de “107”, contará com duas versões, sendo uma arrefecida a ar para os modelos Street Glide, Road Glide, Electra Glide Ultra Classic, Road King e Freewheeler, e a outra com refrigeração líquida, para a Ultra Limited e Ultra Limited Low, Road Glide Ultra e Tri Glide Ultra.
Já o segundo modelo, chamado de “114“, contará apenas com refrigeração líquida e estará disponível para as motocicletas preparadas pela divisão CVO (Custom Vehicle Operations), inicialmente na CVO Limited, CVO Street Glide e CVO Breakout.
Entre as novidades, há ainda um novo alternador, fazendo com que os motores sejam capazes de entregar 50% mais carga para a bateria, vela de dupla centelha para melhorar o consumo e a queima de combustível e construção sobre coxins e com um balanceiro interno capazes de reduzir a vibração em marcha lenta em 75%.
Além do novo motor, as motocicletas touring da Harley-Davidson receberam novas suspensões, visando melhorar o conforto e a dirigibilidade.