Ontem, 18, a Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas – campus de Dracena (FCAT) completou 13 anos de atividades no município.
Para celebrar a data, a direção da unidade reuniu alunos, servidores e docentes na área central para um momento de reflexão do que ocorreu ao longo desse tempo. O diretor professor doutor Paulo de Figueiredo relembrou as conquistas nos últimos anos e o empenho de todos.
Em suas falas, os coordenadores de cursos, diretor acadêmico e diretora administrativa abordaram sobre o reconhecimento.
“Aqui realmente a Unesp deu certo. Tudo isso com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, qualidade do corpo docente e comprometimento dos alunos”, disse Figueiredo.
O diretor aproveitou ainda para agradecer ao município que acreditou no projeto e desde então vem trazendo retorno para cidade. Agradeceu mais uma vez a Prefeitura e Câmara Municipal, além das forças políticas e imprensa.
HISTÓRIA – Distribuída em 24 municípios do Estado, a Unesp é composta por 34 unidades universitárias.
O curso de Zootecnia do campus de Dracena teve suas atividades iniciadas provisoriamente em agosto de 2003, nas instalações físicas cedidas pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), onde ficou até dezembro de 2005.
No dia 28 de março de 2006, foram inauguradas as instalações do campus da Unesp, com a presença do governador Geraldo Alckmin, situado na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), na altura do km 651.
Em 2012, foi implantado o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Animal, nível de mestrado acadêmico, fruto da parceria entre o campus experimental de Dracena e a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – FEIS/ Unesp, além de ser o primeiro programa de mestrado interunidades da Unesp.
A partir de março de 2013, a Unesp de Dracena passou a oferecer o curso de Engenharia Agronômica, aprovado pelo Conselho Universitário em 12 de março de 2012 e criado pela Resolução Unesp 109 de 30 de agosto de 2012. Foram oferecidas inicialmente 40 vagas em período integral.
O campus de Dracena oferece para o curso de graduação em Zootecnia, período integral, 40 vagas; Engenharia Agronômica, também em período integral com 40 vagas; e o programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Animal, nível mestrado acadêmico.
Em setembro do ano passado a faculdade deixou de ser campus experimental e passou a se chamar Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas campus de Dracena (FCAT).
A intenção da direção é que o campus de Dracena ofereça de 5 a 6 cursos de graduação.
Atualmente a Unesp de Dracena conta com cerca de 450 alunos matriculados nos cursos de graduação e pós.