Enfim, a nova geração do Jeep Compass foi lançada. O modelo, que ficará posicionado logo acima do Renegade, terá versão inicial com motor flex com preço inicial de R$ 99.990, enquanto as configurações a diesel partem de R$ 132.990. O carro seria apresentado no início do ano, durante o Salão de Nova York, mas seu lançamento foi subitamente cancelado. Meses se passaram e o Brasil foi escolhido como palco da primeira apresentação mundial do SUV. E ele chega com agenda cheia: depois da apresentação, começará a ser vendido no dia 5 de novembro e será a principal atração na Jeep durante o Salão de São Paulo (de 10 a 20 do mesmo mês). Depois, estreia nos mercados internacionais durante o Salão de Los Angeles, entre os dias 18 e 27.
O Compass vai ser vendido com duas opções de motorização, conforme havíamos antecipado: as configurações de entrada terão o novo 2.0 flex Tigershark de 166 cv e 20,5 kgfm com câmbio automático de seis velocidades e tração 4×2; as mais caras contarão com um 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm. O câmbio será um automático de nove velocidades e a tração será integral.
Além do motor diesel, o SUV compartilha a plataforma com o Renegade e com a picape Fiat Toro. Os três são produzidos na fábrica do grupo FCA em Goiana (PE), que é a primeira linha de produção do mundo a fabricar esse modelo. Outras quatro fábricas pelo mundo produzirão este carro nos próximos meses. Por ter a mesma plataforma, que foi retrabalhada para criar o novo modelo, a Jeep espera que o Compass seja bastante seguro. O Renegade conquistou nota máxima na proteção aos passageiros pelo Latin NCAP, porém seguindo as regras menos rígidas que vigoravam a época de seu teste. (Com informações de Guilherme Blanco Muniz/AutoEsporte)