As matrículas para o ano letivo de 2017 das escolas de ensino fundamental e infantil (Emefis e Emeis) da Secretaria Municipal de Educação de Dracena (Emeis e Emefs) tiveram início segunda-feira, 19, e serão encerradas no dia 18 de outubro.
Segundo a secretária de Educação, Fernanda Nasser Gerônimo, as nove Emeis (creches) atendem 92% dos alunos a partir dos quatro meses até três anos e onze meses. “A obrigação, por lei, é atender 70% das crianças (nessa faixa etária) do município”, diz, afirmando que a Secretaria já encaminhou ao Ministério Público Estadual (MPE) o relatório sobre os atendimentos nas Emeis.
A secretária acrescenta que uma nova Emei estará concluída até janeiro, no Jardim Santa Clara e irá suprir toda a procura por creches municipais na cidade e ainda restará vagas. Atualmente estão matriculados cerca de 1.530 alunos nas Emeis.
FILAS – Na rede municipal de Educação, são dez Emefis e de acordo com Fernanda Gerônimo, as unidades atendem 100% dos alunos do ensino infantil (5 aos 11 anos) da cidade.
Sobre o alto índice de procura por vagas em Emefis Ottília Braz Noguerol, no bairro Palmeiras e João Vendramin (centro), a secretária informa que a escola a Ottília Noguerol possui aproximadamente 400 alunos e a João Vendramin, cerca de 500, nos períodos da manhã e tarde.
“A maioria dos pais prefere que os filhos estudem de manhã o que não é possível, as matrículas são por ordem de chegada e por isso formam-se filas”, diz. Ainda segundo a secretária, há exceções em casos como de saúde em que é necessário a criança frequentar a escola de manhã, por determinação médica.
A secretária ressalta que a prioridade nas matrículas é para os alunos residentes nos bairros onde as escolas funcionam. “Somente depois é que são atendidos moradores de outros bairros”, conclui.