A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na sexta-feira 7, o edital referente à seleção de candidaturas para o Programa de Pós-Graduação (PEC-PG). O objetivo do programa é formar recursos humanos para que cidadãos oriundos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia, possam realizar estudos de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino superior brasileiras.
Há 60 países que têm convênio com o Brasil, entre eles África do Sul, Botsuana, Tunísia, Argentina e Cuba. A lista completa está no edital.
Serão concedidas até cem bolsas em instituições de ensino superior brasileiras públicas ou privadas, de modo a fornecer a capacitação necessária para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento de seu país.
Os selecionados têm até 25 de novembro para realizar a inscrição e enviar a documentação exigida. O resultado está previsto para ser divulgado até 31 de dezembro, e as atividades iniciadas a partir de fevereiro de 2017.
BENEFÍCIOS – Os candidatos selecionados recebem bolsa de doutorado, passagem área de retorno à capital do país de origem ou de residência do estudante-convênio, isenção de pagamento de mensalidades ou de qualquer espécie de taxa no âmbito acadêmico, assistência médica, odontológica e farmacêutica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). (Fonte: Portal Brasil, com informações da Capes)