Os discentes da II Turma de Engenharia Agronômica cursando a disciplina de Olericultura realizaram, como parte do projeto pedagógico, a condução de uma horta, sob orientação da professora doutora Pâmela Gomes Nakada Freitas responsável pela disciplina.
Derivado do latim (oleris, hortaliça + colere, cultivar), o termo olericultura, refere-se à ciência aplicada, bem como ao estudo da produção das hortaliças. A olericultura é uma parte da horticultura que abrange a produção de hortaliças e plantas aromáticas e medicinais, sendo essas exigentes em tratos culturais e possuem ciclo curto. Essas culturas são separadas em olerícolas herbáceas (folhosas), fruto e tuberosas (raiz, bulbo, rizoma e tubérculo).
As atividades iniciaram-se em agosto de 2016, e a horta foi conduzida em ambiente protegido, sendo realizadas práticas de manejo de natureza orgânica, como: aplicações de biofertilizante, calda bordalesa, extrato de mamona, dentre outros produtos autorizados para este cultivo; além de tratos culturais, como: irrigação, adubação, polinização manual, tutoramento, penteamento, podas, capinas manuais e colheita. Dentre as culturas exploradas constaram a abóbora, abobrinha, moranga, ervilha, brócolis, melancia, tomate, cebola, feijão vagem, melão, quiabo, rabanete, alface e berinjela, as quais foram implantadas através de semeadura direta no local definitivo de cultivo – canteiros ou camalhões, ou ainda, por meio de transplantio de mudas.
Ao término das atividades ocorridas no dia 8 deste mês, os discentes organizaram uma espécie de “Dia de Campo”, no qual cada grupo apresentou as principais particularidades das hortaliças cultivadas, para o público interno da faculdade, constituído por outros discentes, tanto do curso de Engenharia Agronômica como do curso de Zootecnia, e demais convidados. Foram esclarecidas dúvidas a respeito de taxonomia e sistemática vegetal; ciclo de vida; hábito de crescimento e florescimento; adaptação climática e época de plantio; implantação; exigências nutricionais; tratos culturais; anomalias fisiológicas; principais pragas e doenças; colheita e comercialização das olerícolas.
Visando o conhecimento e vivência prática de uma horta, a atividade foi proposta para complementar o conhecimento adquirido em sala de aula através das aulas teóricas, assim durante a condução da horta, os discentes puderam constatar na prática algumas problemáticas fortemente atreladas ao cultivo das hortaliças, tais como: elevada exigência de tratos culturais rotineiros e específicos de cada cultura; alta pressão biológica por pragas e por fitopatógenos de interesse agrotecnológico; e demais dificuldades associadas ao manejo orgânico. (Com informações Bruno Rafael de Almeida Moreira e Cinthia Elen Cardoso Caitano, graduandos do 6º período, do Curso de Engenharia Agronômica, alunos da professora Pâmela Gomes Nakada Freitas).