Neste ano de 2016 a Polícia Militar flagrou e multou quase 500 condutores de veículos que trafegavam no trânsito de Dracena dirigindo falando no celular, sob influência de bebida alcoólica e em alguns casos de motoristas que recusaram o teste do Bafômetro.
Com essa fiscalização os policiais militares puniram aqueles motoristas que dirigindo atenderam o celular e deixaram de prestar atenção no trânsito, conduta irregular que pode provocar um acidente ou até mesmo atropelamentos.
Essas medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro ( CTB) ajudam o trânsito dracenense se tornar mais seguro tendo em vista os perigos que podem causar um motorista trafegando na via conversando no celular e aqueles que tomam bebida alcoólica e alcoolizado ou embriagado, dirigem contra a legislação vigente.
Os dados estatísticos da 1ª Cia da Policia Militar de Dracena, mostram que de janeiro a outubro deste ano 301 condutores de veículos foram multados por falar ao celular mesmo estando dirigindo e 186 que dirigiam sob influência de álcool ou que recusaram assoprar o bafômetro que aponta o índice de álcool ingerido.
A direção sob influência de álcool ou que recusa o teste do bafômetro é considerada uma infração gravíssima que prevê como punição multa no valor de R$ 2.934,70, além da perda de 7 pontos na carteira de habilitação e suspensão no direito de dirigir. No caso do motorista ser flagrado dirigindo e falando ao celular a multa é de R$ 130,16 e mais 4 pontos na CNH.