Pouco utilizado pelo técnico Dorival Junior na temporada, o meia Elano tem se destacado mais por suas participações no banco de reservas, atuando praticamente como um conselheiro do treinador, do que dentro de campo. Com isso em mente, a diretoria santista planeja oficializar essa função à partir da próxima temporada e contratar o jogador como auxiliar técnico.
Com contrato até dezembro deste ano, Elano dificilmente conseguiria uma renovação com o clube já que não vem atuando. Marcelo Fernandes, último auxiliar de Dorival, foi desligado do clube após se desentender com o treinador e a posição está atualmente livre para ser assumida pelo meia.
Apesar de praticamente não entrar em campo, Elano tem aparecido com frequência orientando os jogadores mais jovens ou até em discussões com adversário à beira do gramado. Ele praticamente já vem atuando como auxiliar, mas ainda está inscrito como jogador. O que a diretoria santista estuda fazer é apenas oficializar essa situação.
Revelado pelo Guarani, Elano passou ainda pela Inter de Limeira antes de chegar no Santos, onde se destacou e chegou até à Seleção Brasileira. Na Europa, atuou por Shakhtar Donetsk, Manchester City e Galatasaray até retornar ao Peixe, em 2011. Já sem o mesmo futebol que o levou à Copa do Mundo de 2010 como uma das principais armas do técnico Dunga, o meia passou sem brilho por Grêmio e Flamengo e atuou pelo Chennaiyin, da Índia, antes de retornar ao Santos pela terceira vez no ano passado.
Atualmente, com 35 anos, faz parte do elenco de Dorival Júnior, mas atuou em apenas 106 minutos neste campeonato brasileiro, algo equivalente a menos de um jogo e meio.