A Biblioteca Pública Municipal Abelardo de Cerqueira César, em Presidente Prudente, vai receber, a partir de 13 de dezembro, às 14h30, o programa Bebelê. Sucesso nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, ambas na capital, e mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa incentiva a leitura para bebês a partir de 6 meses e crianças até 4 anos.
Além de Presidente Prudente, mais nove cidades vão receber o Bebelê: Auriflama e Birigui (região de Araçatuba), Guararema (região do Alto Tietê), Jundiaí (região de Campinas), Lençóis Paulista (região de Bauru), Praia Grande (região da Baixada Santista), Igarapava (região de Franca), Itapetininga (região de Sorocaba) e Ourinhos (região de Marília).
As instituições foram selecionadas por meio de edital lançado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP) em parceria com a Organização Social de Cultura SP Leituras e o Instituto Tellus. Este concurso também contou com o apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e da Secretaria da Cultura do Estado.
“Levar o projeto para mais bibliotecas do estado é a realização de um sonho antigo. O Bebelê foi desenvolvido nos últimos quatro anos na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos com a ideia de ser compartilhado com outras bibliotecas”, afirma Sueli Motta, diretora de bibliotecas da Organização Social SP Leituras, responsável pelas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos.
Para a implantação do programa nos municípios contemplados, as bibliotecas receberam a doação de um kit completo composto por acervos de livros-brinquedo, materiais pedagógicos, tablets, TV, móveis e demais recursos a serem empregados no programa. Os monitores também participaram, no início deste mês, de treinamento na Biblioteca do Parque Villa-Lobos.
Programa Bebelê
Fundamentada na teoria do Letramento Infantil (Early Literacy), definida pelo National Institute of Child Health and Human Development (NICHD), a iniciativa mostra a importância de se incentivar o ato de ler, a interação com histórias e livros para bebês e crianças, bem como a consequência positiva no desenvolvimento infantil. A iniciativa foi implantada na Biblioteca de São Paulo, em 2012, enquanto a Biblioteca Parque Villa-Lobos oferece o projeto desde sua inauguração, em 2014.
Serviço
Implantação do Programa Bebelê na Biblioteca Pública Municipal Abelardo de Cerqueira César
Data: 13 de dezembro (terça-feira)
Horário: 14h30
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, Presidente Prudente
Confira o cronograma de implantação do Programa Bebelê no Estado de São Paulo:
– 9 de dezembro
Biblioteca Pública Municipal Tristão de Athayde, em Ourinhos, às 15h00
– 10 de dezembro
Biblioteca Pública Municipal Infantil Monteiro Lobato, em Lençóis Paulista, às 14h00
– 12 de dezembro
Biblioteca Pública Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, em Itapetininga, às 14h00
– 13 de dezembro
Biblioteca Pública Municipal Abelardo de Cerqueira César, em Presidente Prudente, às 14h30
– 14 de dezembro
Biblioteca Pública Municipal Porto Saber, em Praia Grande, às 14h00
Biblioteca Pública Municipal Izabel Geloneki, em Auriflama, às 15h00
– 15 de dezembro
Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha, em Birigui, às 14h00
Estação Literária Profª Maria de Lourdes Evora Camargo, em Guararema, às 15h00
– 16 de dezembro
Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, em Jundiaí, às 16h00
– 17 de dezembro
Biblioteca Pública Municipal Odette de Barros Mott, em Igarapava, às 10h00
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) é um sistema coordenado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que integra cerca de 840 bibliotecas públicas municipais no Estado de São Paulo. Entre os principais objetivos do SiSEB, estão a qualificação e a valorização de bibliotecas públicas municipais no Estado de São Paulo, bem como o estímulo ao desenvolvimento de projetos que incentivem a leitura.