A longa novela que tenta oficializar Panorama como Estância Turística ganha mais um capítulo, só que agora muito mais favorável ao município. Nesta semana, alunos do curso de turismo da Unesp de Rosana, através da orientação da professora doutora Renata Maria Ribeiro a professora doutora, entregaram o Plano de Desenvolvimento Turístico de Panorama ao prefeito Luiz Carlos Henrique da Cunha.
O projeto é uma ação que vem sendo realizada desde abril deste ano pelos alunos e a professora, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo, e apoio da administração municipal, em mais uma tentativa de luta para consolidar oficialmente o título à cidade.
Para elaboração do material, alguns alunos estiveram na cidade ao longo de 2016 em trabalhos de campos realizados pelos mesmos para conhecerem melhor as necessidades locais, a fim de que fosse um projeto de excelência e regularizado conforme as exigências legais e burocráticas.
Além disso, também estão em Panorama três estagiários da Unesp de Rosana, que permanecerão no município por três meses para trabalhar e colaborar com o Plano Diretor de Turismo, sob a supervisão da professora doutora Renata.
Uma cidade classificada como turística pode se enquadrar como Turismo Social; Ecoturismo; Turismo Cultural; Turismo Religioso; Turismo de Estudos e de Intercâmbio; Turismo de Esportes; Turismo de Pesca; Turismo Náutico; Turismo de Aventura; Turismo de Sol e Praia; Turismo de Negócios e Eventos; Turismo Rural; Turismo de Saúde.
Para os envolvidos no projeto, e até mesmo a população, entre os itens classificatórios Panorama poderia se enquadrar em mais de uma , possibilidade que se consolida cada vez mais.
“É uma prerrogativa importante porque quanto mais opções o turista tiver de lazer, de atrações, de interesses, mais ele permanece no município. Nessa parceria, a Unesp entrou com a competência técnica que nos proporcionou uma oportunidade única de executar as atividades teóricas na prática”, finalizou a professora doutora Renata Maria Ribeiro.