O Corpo de Bombeiros de Dracena, realizou ontem, 16, de manhã, treinamento de resgate de vítima presa em veículo acidentado. O exercício, coordenado pelo subtenente Dias, contou com a participação de mais sete policiais militares bombeiros e três viaturas, de controle de incêndios, salvamento e resgate.
Segundo o subtenente, o objetivo foi aprimorar as técnicas de salvamento de vítimas em acidentes de veículos de pequenos e grandes portes, como caminhões, em situação mais próxima possível da realidade.
Há ainda a importância dos policiais militares bombeiros manusearem os equipamentos próprios para cortar o veículo, imobilizar a vítima encarcerada com segurança, manter os seus sinais vitais, levá-la à viatura de resgate e transportá-la a um hospital.
Dias explica o uso das três viaturas no treinamento, assim como é feito nas ocorrências reais do mesmo tipo de acidente, onde o risco de incêndio é iminente devido o vazamento do combustível (viatura de incêndio), retirada (desencarcerar) da vítima presa às ferragens com segurança, realizar os cortes nas latarias dos veículos para os bombeiros terem acesso à vítima ( viatura de salvamento) e o encaminhamento da vítima a uma unidade hospitalar (resgate).
Ainda conforme o subtenente, os treinamentos visam exatamente retirar a (s) vítima (s) o mais rápido possível do veículo acidentado, mantendo seus sinais vitais e encaminhar com urgência para o atendimento hospitalar. O treinamento ocorreu em um ferro velho da cidade.
Além dos policiais militares bombeiros que já atuam nos socorros emergenciais de acidentes, participaram também novos bombeiros para se adaptarem às situações. Dias explica que os treinamentos ocorrem com frequência em casos de acidentes automobilísticos, como em várias outras situações, casos de incêndios em residências e empresas.
Participaram do exercício ontem, o subtenente Dias, os cabos PMs Bombeiros, Caetano e Otávio, soldados Eder Torres, Sisarelli, Rigazo, Valério e Espadácio.