Apesar da atual situação econômica do país, o segmento de eletrônicos e eletrodomésticos pode atingir quase 30% das vendas realizadas na internet, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito e da Confederação Nacional de Lojistas. Para quem deseja ter o próprio negócio, o nicho é uma boa oportunidade: vender pela internet nunca foi tão rentável como nos últimos anos. Os hábitos de compra do consumidor, sempre em busca do melhor preço e dos melhores fabricantes, foi simplificada com o acesso à Internet.
Somente no ano de 2016, o e-commerce nacional obteve um crescimento de 18% em relação a 2015, atingindo um faturamento de R$ 56,8 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Atualmente, dois sistemas de operação de negócios se destacam: o cross-docking e o dropshipping. Saiba qual a diferença entre as duas operações e descubra qual delas se aplica melhor ao seu negócio.
Cross-docking: armazenamento limitado e sistema de redistribuição
O cross-docking consiste na redistribuição de mercadorias sem a necessidade de ter um estoque. A redução de custos deve ser executada de forma estratégica e assertiva: grande parte dos lojistas atualmente apostam em modelos de negócios inovadores e têm um bom retorno financeiro.
Atuando como intermediário entre cliente e fornecedor, o lojista não precisa adquirir produtos para revenda. Uma grande vantagem dessa operação é o fato de a loja virtual oferecer uma ampla gama de produtos de diversas categorias, uma vez que não há custos com a manutenção. Além disso, o empreendedor não corre o risco de sofrer eventuais prejuízos com produtos parados no estoque.
● Dropshipping: marketplaces e lojas virtuais
O Dropshipping funciona da seguinte forma: por meio de uma parceria entre lojistas e fornecedores, é possível disponibilizar produtos catalogados para venda online sem precisar de um estoque físico. Este método de venda proporciona um alto lucro para o revendedor, além de total flexibilidade, uma vez que para manter o negócio funcionando basta ter acesso à internet.
Para abrir um canal de vendas, totalmente diferente do sistema tradicional, o revendedor tem acesso a uma ampla variedade de produtos sem mínimo de compra. Não há custos com estoque, pacote e armazenagem: o próprio fornecedor é responsável pela entrega do produto para o cliente.
A Gazin Atacado conta com um projeto chamado Parceiro Online 2.0, oferecendo parcerias online para revendedores, proporcionando um site em até 48 horas após o lojista efetuar o cadastro. O Dropshipping é uma forma simples de iniciar um negócio sem altos investimentos, atraindo milhões de pessoas em busca de autonomia financeira, através de um segmento que não para de crescer em todo o mundo: o e-commerce.