Um detento da Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena”, que fica localizada em Martinópolis, tentou fugir nesta terça-feira (20) momento antes de entrar no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que funciona junto ao Hospital Regional (HR), em Presidente Prudente. No entanto, ele foi recapturado pela Polícia Militar.

De acordo com a Polícia Civil, quando o motorista da viatura de transferência em que o preso era transportado foi abrir o compartimento de detenção, o rapaz já estava sem as algemas e chutou a porta, que bateu e derrubou o funcionário.

Na saída do baú da viatura, estavam um agente penitenciário e um policial militar. Ainda conforme a corporação, por estar em uma posição mais alta, o preso pulou por cima dos dois e fugiu. Ele passou por cima do muro do HR e entrou no quintal de uma casa, no Jardim Bongiovani.

Também segundo a polícia, populares indicaram a residência invadida e os policiais localizaram o detento embaixo de uma pia, nos fundos do imóvel. Durante a revista, foram encontrados com ele um celular, duas facas de cozinha, cigarros e um isqueiro.

Preso usou lacre de tampa de garrafa pet para abrir a algema - 300 (Foto: Cedida)Preso usou lacre de tampa de garrafa pet para
abrir a algema (Foto: Cedida)

O preso foi levado para a Delegacia Participativa, já que foram encontrados os objetos com ele. O caso foi registrado como tentativa de furto e o material acabou devolvido aos donos da casa invadida, que não perceberam a presença do detento no imóvel.

A Polícia Civil informou ao G1 que dentro do baú da viatura de transferência de presos foi localizado um lacre plástico de tampa de garrafa “pet”, que provavelmente foi utilizado para abrir as algemas.

Durante a fuga, o detento rasgou a calça usada como uniforme no sistema prisional e trocou de roupa na residência que havia invadido. Quando foi recapturado, ele usava bermuda e camiseta.

Após o registro da ocorrência, o preso foi levado novamente para a Penitenciária de Martinópolis.

A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) confirmou a ação ao G1, por meio de nota, e informou que o preso estava “devidamente escoltado por policiais militares”.

No ato do desembarque da viatura procedente da penitenciária, o reeducando saiu correndo, mas foi perseguido pelos agentes penitenciários e pelos policiais militares responsáveis pela escolta, que obtiveram êxito na recaptura. “O preso responderá pela tentativa de fuga”, esclareceu a SAP ao G1.

Segundo a Polícia Militar, a corporação realizou patrulhamento nas proximidades e com o auxílio de denúncias ao telefone de emergência 190 conseguiu localizar e recapturar o detento.

“Foi verificado que o preso utilizou um pedaço de plástico para abrir as algemas e fugir. Durante abordagem, foi localizado um aparelho celular com ele que havia furtado durante a fuga”, relatou a PM em nota ao G1.

O Hospital Regional de Presidente Prudente informou ao G1 que não houve registro de atendimento para pacientes em regime de reclusão nesta terça-feira (20), visto que o detento fugiu antes de entrar na unidade de saúde. No entanto, segundo o HR, o paciente passaria por consulta no AME. Além disso, a instituição esclareceu ao G1 que “os pacientes neste regime são de responsabilidade da Secretaria da Administração Penitenciária”.