Todos os anos são iguais: chega dezembro e o espírito natalino toma conta de pessoas e lugares, quase que em unanimidade, em diversos lugares do mundo. E em Dracena, entre muitas residências e comércio, um lugar em especial rouba a atenção de quem passa pela avenida Presidente Roosevelt: a casa da família Martins.
A tradição começou há mais de 20 anos, com o patriarca Joaquim Martins, que gostava de enfeitar a fachada da casa e aproveitava o aniversário da cidade para ligar as luzes de decoração indiscutivelmente no dia 8 de dezembro, como uma homenagem a terra que lhe acolheu. Com a morte do sr. Joaquim, a esposa Benedita resolveu dar continuidade à decoração natalina, que até hoje mobiliza toda a família e conquistou a comunidade.
“Virou uma atração mesmo e todos os anos é comum as pessoas nos perguntarem sobre a nossa decoração que é muito detalhista. Hoje em dia ela está menor do que em anos atrás, mas ainda assim é algo muito trabalhoso, porém satisfatório e que já faz parte da cidade”, contou Cristina Martins, uma das filhas de Joaquim e Benedita.
Com muitas luzes e o famoso presépio no gramado do jardim, Cristina explica que a riqueza de detalhes exigiu que a família contratasse ajuda profissional para a montagem da decoração, que mais uma vez é uma das mais bonitas da cidade.
“Mais que uma tradição é uma homenagem para nosso pai e também para nossa mãe, que faz questão de dar continuidade a esse projeto com muito amor e dedicação até hoje. E para a família é uma honra que algo nosso tenha tomado essa proporção, porque isso é a magia do Natal, a união, a fraternidade, o amor”, ressaltou.