É comemorado hoje, 15, o 185º aniversário da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em Dracena haverá cerimônia de solenidade alusiva à data e também a valorização policial militar, às 10h, na Câmara Municipal.
Participam da celebração, policiais que atuam na cidade; membros dos Batalhões de Presidente Venceslau e Presidente Prudente; autoridades locais e regionais; além dos policiais que serão promovidos. Haverá ainda de entrega de láurea e também certificados para os militares que estão se aposentando da polícia.
A DATA
Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembléia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo; estava fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó.
Dentro da província (atual estado de São Paulo), a Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública de São Paulo.
Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100 000 policiais.