A Empresa de Desenvolvimento de Água, Esgoto e Pavimentação (Emdaep), informa que apesar da operação tapa-buracos estar em andamento, outros vão se formando nas ruas de Dracena, devido às fortes chuvas dos últimos dias, dificultando a recuperação das ruas e avenidas.
O presidente da empresa, Fernando Ruiz Filho, informa que as chuvas aumentaram os buracos nas vias urbanas, que de acordo com ele já estavam em péssimas condições. “Um buraco é fechado e logo após a chuva, o serviço é perdido e outros vão se formando”, explica.
Ruiz reitera a necessidade de a chuva cessar por uns dias para que a emulsão asfáltica aplicada no buraco seque e não volte a ocorrer a perda do trabalho e também do material usado. “É preciso pelo menos cinco a seis dias de sol para o asfalto atingir o ponto de aderência, caso contrário, há infiltração de água e o trabalho perdido”, diz.
REFORÇO – Para reforçar a operação tapa-buracos e recapeamento urbano, o presidente da Emdaep explica que no começo da semana, a Emdaep adquiriu oito mil quilos de cimento asfáltico para fabricação da emulsão, material utilizado no tapa-buracos e no recapeamento.
Para ontem, 27, às 13h, conforme o presidente estava marcado um pregão na sede da empresa para aquisição de mais 500 toneladas do produto para fabricação da emulsão que será utilizada nos próximos seis meses em tapa-buracos e recapeamento asfáltico.
EMULSÃO ASFÁLTICA – É o resultado da mistura do cimento asfáltico com água. Para isso, são utilizados produtos químicos, como emulsificantes, ácidos e solventes. A vantagem do uso da emulsão asfáltica é a possibilidade da realização do serviço de pavimentação na temperatura ambiente.
São armazenadas e aplicadas a frio, permitindo o emprego de tanques, carretas e equipamentos de aplicação mais simples e baratos. Eliminam riscos de explosão e incêndios e são ecologicamente corretas, pois, em sua maioria, não contêm solventes
A vantagem da emulsão asfáltica é a possibilidade da realização do serviço de pavimentação na temperatura ambiente.
Em Dracena, a emulsão asfáltica utilizada no tapa-buracos e recapeamento pela Emdaep é feita em fábrica própria, instalada em frente ao recinto da Fapidra.