Reunir a família e os amigos para um churrasco é um momento de muita diversão para os brasileiros. O clima de descontração ao redor da churrasqueira, os acompanhamentos e o cheirinho da carne são alguns dos atrativos que tornam essa reunião informal ainda mais agradável. No entanto, para que tudo saia conforme o esperado, é importante comprar os produtos certos e saber escolher o tipo de carne ideal.

Como comprar carne para churrasco

A tarefa de ir ao açougue pode até parecer simples, mas nem todo mundo sabe diferenciar cortes bovinos como picanha, filé mignon, alcatra, maminha, fraldinha, acém, cupim, entre outros. Para ajudar na seleção das carnes certas, preparamos algumas dicas simples que garantirão o sucesso do seu churrasco.

  • A picanha é bastante apetitosa e está na lista das carnes favoritas para churrasco. Ela pode ser temperada apenas com sal grosso, mas há quem goste de acrescentar alho em pasta, pimenta do reino ou outros tipos de condimentos. Outro ponto importante é que a picanha não deve passar de 1,3kg, pois corre o risco de perder a maciez e ficar dura.

 

  • A costela bovina é outro tipo de corte muito saboroso com uma grande camada de gordura, que a deixa ainda mais suculenta. Ela pode ser preparada na brasa, no bafo ou na grelha. Por ter muitas fibras, a costela exige mais tempo durante o preparo. Alho e sal grosso são usados para o tempero.

 

  • Outra queridinha, a Alcatra pode ser dividida em diferentes partes quando comprada inteira. O miolo da alcatra é um dos cortes mais nobres do boi, bastante macio e com menos gordura. Essa parte combina com o churrasco e leva pouco tempo para ficar pronta.

 

  • A maminha e a fraldinha são duas carnes macias, saborosas e fáceis de cortar, além de ter pouca gordura se comparadas com a costela. Elas podem ser cortadas em bifes de dois centímetros de espessura ou em cubos para serem colocadas em espetinhos. 

O seu churrasco pode ficar ainda melhor com carnes de porco, que costumam ser bastante macias e simples de comprar. As melhores opções são a costela de tiras e o carré. As asinhas de frango ou os drumets são boas alternativas para o churrasco e ficam deliciosos quando temperados com sal, alho e orégano. Para finalizar, você também pode servir linguiças suínas ou de frango para os convidados.

Saiba como calcular a quantidade ideal

Para garantir um churrasco farto e delicioso, é necessário pensar na quantidade perfeita de carne. O ideal é calcular 500 gramas de carne para cada pessoa, incluindo nessa conta todos os tipos de carnes, como linguiça, picanha, asa de frango etc. Para acompanhar, uma boa sugestão é fazer farofa, maionese, molho vinagrete, arroz e pão de alho. 

Na internet, há vários sites que podem ajudar no cálculo para o churrasco. O churrascômetro da marca de carnes Swift, por exemplo, faz a contagem levando em conta quantidade de homens, mulheres e crianças que serão convidadas para o churrasco. Em seguida, você seleciona as carnes que serão servidas, incluindo as opções bovinas, suínas, aves e ovinas.

Mais dicas para um churrasco perfeito

  • Para começar, compre as carnes em um açougue ou supermercado de confiança. Não exagere no sal ou no excesso de temperos para não tirar o sabor da carne.
  • A churrasqueira deve estar limpa, sem restos de carvão ou sujeira de outros churrascos. Em relação ao carvão, calcule dois quilos para cada dez pessoas.
  • Tenha bastante atenção na hora de acender o fogo para evitar acidentes. Evite o uso de produtos como a gasolina e o querosene. Use apenas carvão e álcool nesse processo.
  • Um método simples é espalhar o carvão pela churrasqueira, borrifar uma pequena quantidade de álcool sobre ele, colocar fogo em um pedaço de papel e jogar no carvão.
  • Na hora de servir os convidados, comece com as carnes que assam mais rapidamente e são consumidas em menor quantidade, como linguiça e coração de frango.
  • Os utensílios fundamentais para preparar o churrasco incluem uma tábua grande para corte, uma faca de boa qualidade e um pegador para servir e virar as carnes.