A sala de vacina do Centro de Saúde em Panorama registra uma maior procura nesta semana. A grande demanda vem sendo notada após a Secretaria Municipal de Saúde ter confirmado na segunda-feira que passou, dois casos de meningite viral, em crianças. Houve a interdição de uma creche na cidade.
A enfermeira e vacinadora Cilene Cristina de Castro Dias informou que esta semana Panorama, assim como as demais cidades brasileiras começaram a oferecer o reforço da vacina contra meningite para adolescentes – meninos e meninas, de 12 a 13 anos, e coincidentemente houve a constatação dos dois casos em crianças. “Recebemos na segunda-feira, 300 doses para fazer o reforço contra a meningite e outras 300 doses contra o HPV para meninos”.
De segunda-feira até ontem por volta das 14 horas, havia fila procurando pelas vacinas. O Centro de Saúde funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 15h, sem intervalo para almoço. É importante levar a carteira de vacinação.
Cilene ressalta que o reforço da meningite e a vacina contra o HPV para meninos, assim como para as meninas estão inseridas no calendário vacinal de 2017 pelo Ministério da Saúde.
O esquema de vacinação obedece aos seguintes critérios: uma dose deve ser aplicada aos três meses; outra, aos cinco meses e a dose de reforço, aos doze meses. E neste ano, o Ministério da Saúde passou a disponibilizar o reforço para os adolescentes de 12 a 13 anos.