O Programa de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon), de Dracena, registrou no mês de janeiro, 494 atendimentos, a maioria, 236, relacionados a assuntos financeiros, principalmente renegociações de empréstimos consignados em instituições bancárias.
Segundo a coordenadora do Procon, Phriscilla Dantas das Neves Novais, o consumidor, grande parte aposentados, procura o auxílio do órgão depois de ir à agência bancária, tentar a renegociação do empréstimo e não conseguir.
Os acordos obtidos com a intermediação do Procon nestes casos com os bancos é alto, cerca de 80%, informa a coordenadora.
Outra reclamação que continua sendo registrada, segundo Phriscilla Novais, é contra empresas de telefonias, por cobranças de serviços não autorizados e são acrescidas às contas mensais e até nas recargas dos celulares pré-pagos.
“Nos casos dos pré-pagos mensais, se um cliente faz uma recarga de R$ 20, ele vai perceber a cobrança nos créditos que estarão com valor menor”, ressalva a coordenadora.
Quando ocorre a cobrança do serviço não autorizado, o Procon entra em contato com a empresa e pede a devolução do dinheiro. “Se não existe plano autorizado, não há porque descontarem do consumidor”, reforça Novais.
TVs POR ASSINATURA- Outra reclamação que o Procon vem registrando neste ano, segundo a coordenadora, é o serviço de tevês por assinaturas. “Neste período de crise, aumentou bastante essa reclamação, o cliente quer cancelar, mas a empresa não suspende o serviço”, explica.
No primeiro mês do ano, Novais informa que também foram feitas autuações no comércio em lojas por não deixarem visíveis ao cliente o preço do produto, como é obrigatório por lei.