Não é de hoje que os alunos que moram em Dracena e estudam na Etec Profª Carmelina Barbosa, na rodovia João Ribeiro de Barros, sentido Tupi Paulista, não têm à disposição o transporte escolar público. A falta do serviço foi lembrada durante a sessão camarária de segunda-feira pelos vereadores Victor Palhares e Maria Mateus.
A direção da Etec informou ao Jornal Regional que sempre solicitou o transporte dos alunos, através da Prefeitura de Dracena, porém os prefeitos que passaram sempre alegaram ser impossível.
Após as aulas, muitos alunos enfrentam vários tipos de riscos à beira da rodovia em frente à Etec pedindo carona. A reportagem flagrou grupo deles na tarde de ontem, e alguns citaram que às vezes permanecem horas até conseguirem a carona.
A Etec pontuou que neste ano tem 17 alunos residentes na cidade, que cursam no período diurno no horário das 7h30 às 15h30, e no período noturno, o número é bem maior, são 57 alunos que cursam os ensinos técnicos e são residentes em Dracena.
Na segunda-feira, 13, o diretor da Etec Carmelina Barbosa, José Geraldo de Souza, demais integrantes da equipe e os vereadores Maria Mateus e Victor Palhares foram conversar com o prefeito Juliano Bertolini e segundo a direção da escola, ele afirmou ser possível oferecer o transporte gratuito a partir do mês de abril.
A diretora de serviço da área acadêmica Edna Hatsue Miyagui Amolaro, da Etec citou que por conta da falta de transporte escolar de Dracena, a unidade já foi bastante prejudicada quanto à obtenção de alunos residentes na cidade. “Tivemos casos de alunos que começaram a estudar e depois constataram que não havia o transporte então pararam a atividade”, lembrou Edna.
A direção da Etec ressaltou que a Prefeitura de Ouro Verde transporta há anos seus moradores e estudantes da unidade de ensino – leva pela de manhã e à tarde busca.
LEGISLATIVO – Na sessão da Câmara, o vereador Victor Palhares apresentou o requerimento n.º 032/17, solicitando ao prefeito Juliano Bertolini, informação se há algum estudo para implantação de uma linha de ônibus para levar os alunos até a Escola Técnica Etec Profª Carmelina Barbosa. O vereador pergunta: “Há planos para o semestre? O que impede? Há algum estudo para descentralizar as salas de aula para Dracena?”, o requerimento foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.
A também vereadora Maria Mateus tratou do mesmo assunto apresentando indicação n.º 136/17, de autoria solicitando ao prefeito, juntamente com o setor competente, que seja providenciado um ônibus para transporte escolar de alunos regularmente matriculados e que frequentam a ETEC Profª Carmelina Barbosa.