A reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Junqueirópolis, terça-feira, 7, às 20h,  na Diretoria de Educação, teve como tema, a “Prevenção e Combate a Incêndio”. A palestra foi coordenada pelo comandante da Base Comunitária dos Bombeiros, sargento Wilson Bites de Castro.

A abordagem do tema, de acordo com o presidente do Conseg, Claudenir Nogueira Santana, teve como base, o incêndio que ocorreu em uma loja na rua Rui Barbosa, centro, dia 5 de fevereiro.

O objetivo da reunião, conforme Claudenir foi alertar os comerciantes dos riscos de incêndios e as maneiras corretas de agir no caso de um acidente. O sargento Bites esclareceu as necessidades dos prédios de comércio se adequarem às normas de segurança.

Possuírem extintores de incêndio, saída de emergência sinalizada e fazer a manutenção da rede elétrica, verificando se há fiação exposta. O sargento chamou a atenção para os casos dos prédios comerciais antigos, onde foram instalados forros de PVC. “Na verdade as fiações sobre o forro PVC  podem estar comprometidas”,  explicou.

O sargento informou  que o período de validade de um extintor de incêndio é de um ano. “O comerciante deve trabalhar com equipamentos atualizados”, ponderou.  Hoje, para uma loja de comércio obter o alvará para funcionamento pela Prefeitura, deve passar por vistoria e laudo dos Bombeiros.

Bites sugeriu a formação de brigadistas voluntários de prevenção e combate a incêndio, em escolas, igrejas e empresas e alertou para a necessária conscientização dos lojistas na precaução contra acidentes de incêndio. 

PRÉDIOS E HIDRANTES – O comandante acrescentou que os Bombeiros estão fazendo vistorias em imóveis da cidade e os próximos a serem verificados serão os dois prédios, comercial e residencial. Em seguida serão checados e regularizados os hidrantes da rua Rui Barbosa. “Vamos fiscalizar e orientar”, observou.

O presidente do Conseg, recomendou aos comerciantes procurarem a Base dos Bombeiros para receberem apoio nas medidas de prevenção contra incêndios nas suas  empresas. Santana informou que cerca de 50% das lojas do comércio possuem extintores de incêndio, mas a maioria, funcionários e proprietários não sabem utilizá-los.

A reunião foi promovida pelo Conseg, Associação Comercial (ACEJ) e a Polícia Militar. Compareceram na reunião, o sargento Peres, representando a Polícia Militar e o vereador Marcos Ruiz, a Câmara Municipal.

 

A reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Junqueirópolis, terça-feira, 7, às 20h,  na Diretoria de Educação, teve como tema, a “Prevenção e Combate a Incêndio”. A palestra foi coordenada pelo comandante da Base Comunitária dos Bombeiros, sargento Wilson Bites de Castro.A abordagem do tema, de acordo com o presidente do Conseg, Claudenir Nogueira Santana, teve como base, o incêndio que ocorreu em uma loja na rua Rui Barbosa, centro, dia 5 de fevereiro.O objetivo da reunião, conforme Claudenir foi alertar os comerciantes dos riscos de incêndios e as maneiras corretas de agir no caso de um acidente. O sargento Bites esclareceu as necessidades dos prédios de comércio se adequarem às normas de segurança.Possuírem extintores de incêndio, saída de emergência sinalizada e fazer a manutenção da rede elétrica, verificando se há fiação exposta. O sargento chamou a atenção para os casos dos prédios comerciais antigos, onde foram instalados forros de PVC. “Na verdade as fiações sobre o forro PVC  podem estar comprometidas”,  explicou.O sargento informou  que o período de validade de um extintor de incêndio é de um ano. “O comerciante deve trabalhar com equipamentos atualizados”, ponderou.  Hoje, para uma loja de comércio obter o alvará para funcionamento pela Prefeitura, deve passar por vistoria e laudo dos Bombeiros.Bites sugeriu a formação de brigadistas voluntários de prevenção e combate a incêndio, em escolas, igrejas e empresas e alertou para a necessária conscientização dos lojistas na precaução contra acidentes de incêndio. PRÉDIOS E HIDRANTES – O comandante acrescentou que os Bombeiros estão fazendo vistorias em imóveis da cidade e os próximos a serem verificados serão os dois prédios, comercial e residencial. Em seguida serão checados e regularizados os hidrantes da rua Rui Barbosa. “Vamos fiscalizar e orientar”, observou.O presidente do Conseg, recomendou aos comerciantes procurarem a Base dos Bombeiros para receberem apoio nas medidas de prevenção contra incêndios nas suas  empresas. Santana informou que cerca de 50% das lojas do comércio possuem extintores de incêndio, mas a maioria, funcionários e proprietários não sabem utilizá-los.A reunião foi promovida pelo Conseg, Associação Comercial (ACEJ) e a Polícia Militar. Compareceram na reunião, o sargento Peres, representando a Polícia Militar e o vereador Marcos Ruiz, a Câmara Municipal.