Pneumologia é a especialidade médica que tem por objetivo atuar nas doenças do aparelho respiratório para o seu diagnóstico, tratamento e acompanhamento, explica o médico especialista Marcelo Mansano.
Devido os pulmões receberem todo o sangue do organismo e por serem um filtro permanente do ar, os mesmos podem ser acometidos por inúmeras doenças, de forma direta (doença propriamente respiratória) ou indireta (comprometimento pulmonar por outras doenças).
“O que é muito importante é a valorização de todos os sintomas desde o seu início, tais como tosse, falta de ar, chiado no peito, escarro com sangue, dor torácica, e nunca os considerar como normais. O diagnóstico precoce, ou seja, o mais cedo possível dá ao paciente maior chance de cura ou controle de sua doença com a maior qualidade de vida”, explica o médico.
Os problemas pulmonares são em grande parte crônicos, ou seja, necessitam de tratamento contínuo, sendo muito importante então o seu diagnóstico.
O atendimento por médicos generalistas muitas vezes levam a diagnósticos equivocados e suas consequências. Dr. Marcelo cita as doenças mais comuns: Asma (conhecida popularmente como “bronquite asmática”), bronquite crônica e enfisema pulmonar (ambas com ligação direta ao tabagismo entre outras causas), infecções pulmonares (sendo a mais frequente a pneumonia), inflamações pulmonares diversas (tendo todas sem o devido tratamento a fibrose pulmonar como resultado final), doenças vasculares como a embolia pulmonar e outras mais temerosas como o câncer de pulmão.
Não diferente de outras áreas como cardiologia, na pneumologia também é muito importante a avaliação periódica (check up) em fumante e trabalhadores expostos a poeiras e fumaças.
Dr. Marcelo informa que existem muitas doenças que no seu início são silenciosas, como o câncer, enfisema e doenças ocupacionais pulmonares. “Também é sempre indicada a avaliação pulmonar em pacientes candidatos a cirurgias, principalmente as abdominais e outras de grande porte, isso para que a equipe médica possa estar mais bem preparada para que os riscos de complicações pós-operatórios pulmonares que são muito frequentes sejam menores”, pondera o médico.
SERVIÇO: Dr. Marcelo Mansano (CRM 79.823) – Instituto do Pulmão e Sono, avenida José Bonifácio, 1.384, em Dracena. Telefone: (18) 3822-4242.