O movimento nas seguradoras aumentou após a chuva de granizo que atingiu Dracena na sexta-feira (19/5). Os pedidos são para carros danificados (lataria, farol, para-brisas e pintura) e ao contrário do que muitos imaginam também há pedidos para residências, empresas, consultórios médicos – seguros patrimoniais -.
César Munis, da Muniseg Seguros, explica que o carro-chefe no setor são os seguros de automóveis, mas Dracena também tem demanda por seguros patrimoniais (residências, empresas e consultórios médicos), neste caso, os segurados também serão ressarcidos com os prejuízos decorrentes aos danos em telhados, móveis e até reposição de mercadorias, desde que previstos em contrato. “Os eventos da natureza estão amparados pelo seguro, e granizo e alagamento são eventos previstos no contrato do segurado, que terá ressarcimento” pontua.
No ramo desde 1980, Munis conta que nunca vivenciou por uma situação dessas ou até mesmo parecida. “Não me lembro de uma situação dessas em Dracena, com tamanha proporção”, comenta.
O fluxo de clientes tentando recuperar o prejuízo teve início já na sexta-feira (19), logo após as chuvas. “Os corretores estão atendendo os clientes desde sexta-feira e durante o fim de semana, também”. De acordo com Munis, de sexta-feira até as 15h, ontem (19), foram prestados aproximadamente 120 atendimentos por toda a equipe, sem contabilizar as orientações informais aos munícipes que não são clientes da empresa.
Munis ressaltou que, em razão da excepcionalidade do evento, as seguradoras garantiram o deslocamento de peritos de outras localidades e que também podem deslocar profissionais de outras regiões para executar os reparos dos veículos, se necessário e orientou aos segurados o contato com os corretos de seguros. “Nessas situações possíveis, mas imprevistas, o segurado deve buscar o auxílio do corretor de seguros que vai prestar atendimento da melhor maneira possível para solucionar o transtorno”, avalia.