As chuvas deste último final de semana, principalmente a tempestade de granizo que caiu nesta última sexta-feira, 19, em Dracena, trouxeram muitos prejuízos na cidade, assim como na zona rural do município. A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) Regional de Dracena informou que de sexta a domingo choveu 82 milímetros.
De acordo com o diretor substituto da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) Regional de Dracena, Ilton Oliveira Lima, o estrago maior na zona rural de Dracena, foi nas propriedades de produção de horticulturas, em que segundo ele, em algumas localidades, a perda na produção foi de 90%, além das quedas das estufas, devido aos ventos fortes.
Ainda segundo ele, a produção de capim e o pasto das propriedades rurais também foram afetados e em uma propriedade rural, seis cabeças de gado bovino leitero morreram por choque elétrico, quando a rede elétrica caiu sobre uma cerca.
Conforme Ilton, ainda não há levantamento de pontes rurais caídas ou danificadas, devido às fortes chuvas do final de semana.
Ele informa também, que na sexta-feira, 19, das 16h40 até 19h05, o temporal de granizo acompanhado de ventos fortes e queda na temperatura de 7.9°C chegou a 25,9 mm de precipitação, e no sábado, 19, o índice de chuva chegou a 30,7 mm, acompanhado da velocidade do vento a 39 km. Já no domingo, a chuva chegou a registrar 25,04 mm.
Segundo Ilton Oliveira Lima, do dia 1º até este último domingo, 21, de maio, o índice pluviométrico chegou a 149 mm, conforme a medição da Cati Regional de Dracena. Já a Estação Climatológica do Campus Unesp de Dracena, desde o início do mês até este último domingo, 21, o total de chuva foi de 132,6 mm.