Nos dias 6 e 7 de maio, fiéis da Paróquia Santa Genoveva de Irapuru, foram em romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, acompanhados pelo pároco Adriano dos Santos Andrade.
A peregrinação faz parte das comemorações pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, e pelo Ano Nacional Mariano, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 12 de outubro de 2016.
No total, 44 romeiros foram à Aparecida. Para vivenciar melhor cada momento, foi entregue como brinde um kit contendo bolsa, camiseta personalizada, terço e livro de orações.
Na programação constava visita à Matriz Basílica (Basílica Velha), participação da missa central no Santuário Nacional de Aparecida, visita ao Museu de Cera e Cinema, e passeios no Morro e Torre do Cruzeiro e no Porto Itaguassu. Deste modo, os fiéis conheceram a história do encontro da imagem até os dias de hoje e, segundo o padre Adriano, se aprofundaram na riqueza espiritual que o Santuário oferece aos devotos marianos.
Foi nesta peregrinação que Igor Francisco Bôa, 16, teve a oportunidade de conhecer Aparecida pela primeira vez. “Foi um momento maravilhoso, um encontro pessoal com Deus através de Nossa Senhora Aparecida.” Para ele, o que mais o emocionou durante a romaria foi a visita às duas basílicas: a matriz e o Santuário. “Estar em comunhão com todos os fiéis nos dá mais coragem e fé para continuarmos no caminho de Cristo”, declarou.
Ao final da romaria, padre Adriano disse estar satisfeito com a participação ativa dos peregrinos, tanto nos momentos históricos e culturais que foram vivenciados, como nas celebrações religiosas. “Com certeza cada um deles retorna para suas atividades com algo novo que experimentou na cada da Mãe Aparecida”, finaliza.