Em todo o País, o dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza foi realizado no último sábado (13). O dia de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de Saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação dos grupos prioritários.
Em Dracena, os munícipes puderam se vacinar no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara; PAS Albert Sabin (São Manoel); PAS Eduard Ligeris (Santa Clara); ESF Jardim Brasilândia, ESF Jardim Jussara, Igreja do Bairro Iandara, PAS Distrito de Jamaica e PAS Distrito de Jaciporã.
Até sábado (13), haviam sido imunizadas 7.895 pessoas em todas as unidades de saúde de Dracena e dos distritos. Destes, 4.977 são idosos acima representando 69% deste grupo prioritário; 158 gestantes (42,9%); 22 puérperas – mulheres até 45 dias após o parto – (27,1%); 859 crianças (41,08%); 848 profissionais da Saúde (29,08%), 923 munícipes com doenças crônicas e 108 professores. As informações são da subchefe de notificação de doenças, da secretaria municipal de Saúde, Roseli Cristiane da Silva, que orientou sobre a importância das gestantes e das puérperas buscarem pela imunização para protegerem os bebês, uma vez que estes só poderão tomar a vacina a partir dos 6 meses.
A campanha segue até o dia 26 de maio, a vacina contra a gripe será aplicada no CSI “Dr. Takashi Enokibara” (Postão), das 8h às 15h, em idosos de 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses ou mais, professores da rede pública e particular, pessoas com doenças crônicas e profissionais da saúde. É importante levar a carteira de vacinação e o Cartão Nacional do SUS (CNS), para os professores é obrigatório levar documento com foto e holerite do mês anterior e os doentes crônicos devem apresentar atestado justificando o motivo da vacina. As famílias que tiverem idosos acamados podem entrar em contato na secretaria de Saúde para agendar a ida da equipe até o local pelo 3822-3151.