Eu não sei quantas vezes eu ouvi certos pais, mesmo membros de igrejas, me dizerem:“eu nunca discuto teologia ou religião com meus filhos, porque eu quero que eles mesmos, quando estiverem hábeis a refletir, façam a sua própria escolha, e não porque eles foram doutrinados por nós em casa. Eu não quero que eles sejam escravos de uma tradição parental. Eu quero que eles vivenciem a religião por si mesmos…”

Esses sentimentos não estão em acordo com o ensino das Sagradas Escrituras. Basta ler Deuteronômio 6.4-9: “Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras que eu te mando hoje estarão em teu coração. Ensinar-lhes-eis diligentemente aos vossos filhos, e falar-lhes-ás quando vos sentardes na vossa casa, e quando andardes pelo caminho, e quando vos deitardes, e quando vos levantardes. Tu os atarás como um sinal na tua mão, e eles serão como frontais entre os teus olhos. Tu os escreverás nos batentes da tua casa e nas tuas portas”.
O que considero notável neste texto é o quão cuidadosamente Deus coloca o mandato de ensinar aos nossos filhos, o que Jesus chama de maior mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força “(versículo 5). Não há mandamento mais importante do que amar nosso Criador, mas qual é o próximo comando em Deuteronômio 6? Que a lei de Deus esteja em nossos corações e seja ensinada aos nossos filhos. O mandato divino é que os pais devem ensinar os mandamentos do Senhor aos seus filhos.
Além disso, Deuteronômio 6 não diz que você deve ensiná-los casualmente, ocasionalmente, de vez em quando a Palavra a nossos filhos, mas diz: “Ensine-a com persistência a seus filhos. Converse sobre ela quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.Amarre-a como um sinal nos braços e prenda-a na testa.
Escreva-a nos batentes das portas de sua casa e em seus portões” (versículos 7-9). Ou seja, as Sagradas Escrituras devem ser ensinadas com tanta diligência que elas serão ensinadas todos os dias, em todos os lugares, em todos os cômodos de nossas casas.
É nossa responsabilidade como pais passar esse ensinamento. Se você não é um pai, é seu dever apoiar o trabalho da igreja e aqueles que são pais em transmitir e facilitar o acesso aos sagradosmandamentos do Senhor. É um grandioso e glorioso chamado de Deus levar nossos filhos à verdade da Sua Palavra. De fato, não há mandato mais solene dado aos pais do que levar as crianças a conhecer, amar e obedecer ao Senhor.

*Pastor presbiteriano