O novo reforço do Corinthians para a sequência da temporada, o atacante Clayson causa expectativa entre os alvinegros, principalmente pelo que fez com a camisa da Ponte Preta no Paulistão. A atuação no último domingo, quando se despediu da Macaca com dois gols sobre o Sport, também animou e serviu para comprovar: o jogador chega ao Corinthians em seu melhor momento.
Entre as principais características do jovem de 22 anos está o comprometimento tático. Seria um novo Romero, pode pensar o corintiano? Dá para esperar mais do novo reforço. Além da importância tática, voltando para ajudar na marcação, ele tem habilidade com a bola nos pés. Aliado à velocidade, parte para cima dos adversários, sendo um desafogo para o restante do time. Costuma render mais quando atua pela esquerda, para ter o corte para dentro.
A personalidade dele também merece ser destacada. Desde que chegou ao Majestoso, no fim de 2015, foi contestado várias vezes pela torcida. Pela idade, passou por altos e baixos, mas nunca se omitiu. A resposta era dada na bola, com muita aplicação e entrega em campo. Por isso foi titular com todos os técnicos que passaram pela Ponte recentemente, como Doriva, Alexandre Gallo, Eduardo Baptista, Felipe Moreira e agora Gilson Kleina.
Outro ponto importante é que recentemente o atacante passou por um processo de fortalecimento muscular. Assim, tem conseguido suportar mais tempo em campo e até mesmo levar a melhor em algumas divididas.
Claro que também há os fundamentos que Clayson ainda peca. A finalização é um deles. Em 84 jogos pela Macaca, foram seis gols. Vale ressaltar que a principal função dele não era de balançar as redes, mas sim de assistir os companheiros, abrir espaços e recompor a marcação.
Para tirar o jogador da Macaca, o Corinthians desembolsou R$ 3,5 milhões (veja mais detalhes aqui) e ainda liberou os jovens Claudinho e Léo Artur em definitivo, como forma do pagamento para abater da multa rescisória de Clayson com a Macaca, de aproximadamente R$ 10 milhões. Entre prós e contras, a aposta do Timão é totalmente válida.