Passado pouco mais de um mês da tempestade de granizo, que atingiu Dracena e causou vários danos, a Emefi Profª Luiza Rossa Ribeiro continua interditada. Mais de 400 alunos da unidade de ensino foram remanejados para outros locais em virtude da segurança e integridade.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Dracena, ainda não há um prazo de retorno das aulas na Emefi Profª Luiza Rossa Ribeiro para sessenta alunos da educação infantil e 400 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental dos períodos da manhã e tarde. Mas, ainda segundo a Prefeitura, a secretaria municipal de Obras e Infraestrutura Urbana está em fase de elaboração de orçamento para que seja aberta licitação para as obras no local.
Conforme a Prefeitura de Dracena, os serviços que terão que ser feitos são: a troca de todo o telhado, manutenções de janelas, portas, trocas de vidros, móveis, parte elétrica, entre outros.
Ainda segundo a assessoria, como a escola sofreu várias avarias e prejuízos e tendo em vista que toda a manutenção tem alto custo, a Prefeitura está aguardando a resposta da Casa Civil do Estado de São Paulo referente à solicitação de recursos para a recuperação da unidade escolar.
Segundo a Prefeitura de Dracena, o prefeito Juliano Brito Bertolini esteve pessoalmente em São Paulo, em visita ao secretário Samuel Moreira, quando solicitou recursos para as obras na escola, além de estar ainda em negociação com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) de São Paulo.
Além disso, o deputado estadual Reinaldo Alguz, tem conduzido o prefeito Juliano e representantes da prefeitura junto às secretarias do Estado para a busca recursos.
Enquanto a Prefeitura de Dracena tem buscado recursos para realizar as obras na unidade de ensino, as aulas para os estudantes da Emefi Profª Luiza Rossa Ribeiro ainda continuam sendo realizadas nas salas de catequeses da Paróquia São Francisco e na Escola Técnica Municipal Profª Izaura Sampaio, além das salas especiais na Emefi João Vendramini.