Duas cidades da região de Araçatuba que, no passado, foram escolhidas pelo Estado para abrigar presídios, algo que nem sempre é bem-visto pela população, agora podem entrar na rota do turismo paulista. Avanhandava e Valparaíso são alguns dos municípios regionais que viraram foco de projetos apresentados por deputados estaduais a fim de torná-los “municípios de interesse turístico”. 

A Folha da Região apurou junto à Assembleia Legislativa de São Paulo que, após Buritama ter se tornado a primeira cidade da região obter o título, em maio deste ano, outros cinco projetos com a mesma finalidade foram apresentados na Casa por três deputados. Além de Avanhandava e Valparaíso, estão na lista Penápolis, Auriflama e Guararapes. Na justificativa, os parlamentares se limitaram a relatar a história de cada município.

ANÁLISE
Os pedidos seguem em análise e, caso sejam aprovados, cada uma das cidades poderá receber, anualmente, cerca de R$ 550 mil do Estado, sendo 85% direcionado para infraestrutura e 15% para investimentos. O levantamento feito pela reportagem mostrou ainda que o deputado Roque Barbiere (PTB), o único com base eleitoral na região, apresentou três dos cinco projetos, solicitando que Guararapes, Auriflama e Valparaíso se tornem rota do turismo. O último município, por exemplo, possui uma penitenciária e um CPP (Centro de Progressão Penitenciária).