A família Vieira tem participação atuante na política de Santa Mercedes, desde a década de 90, com a eleição pela primeira vez à Câmara Municipal do patriarca, Edson Vieira dos Santos, 54 anos.
Hoje ocupam cadeiras no Legislativo, a sua esposa, Vera Lúcia Ferreira Vieira e o terceiro filho do casal, João Wesley, ambos pelo PTN. O casal possui quatro filhos, Cândido, Cléia, João Wesley e Edinho e três netos, todos mercedenses.
Wesley relembra como a família ingressou na política, tendo como objetivo conquistas que beneficiassem a população. “Meu pai concorreu às eleições pela primeira vez em 1992, sendo na época o vereador mais votado para a legislatura da Câmara de 1993 a 1996”, ressalta.
No final daquele mandato, Edson disputou o cargo de vice-prefeito, porém não se elegeu e em 2000, concorreu novamente à Câmara para o mandato de 2001 a 2004 e apesar de ter sido o segundo candidato mais votado na cidade, não teve como assumir o cargo de vereador porque o partido pelo qual concorreu não obteve os votos de legenda necessários.
Edson Vieira se elege para o segundo mandato no Legislativo do município no mandato de 2005 a 2008 e para a legislatura de 2009 a 2012, quem concorre a vereador é o filho mais novo, Edinho.
O pai, Edson concorre novamente a vice-prefeito mas não se elege. “Porém o meu irmão Edinho conquista a vaga na Câmara para o mandato de 2009 a 20012”, informa Wesley.
Naquele eleição seguinte, o pai, Edson é novamente eleito para a Câmara e cumpre o terceiro mandato no Legislativo de 2013 a 2016. No ano passado, devido a situação interna no partido pelo qual concorria Edson não pode concorrer, mas a tradição da família na política permaneceu.
Concorreram à Câmara João Wesley e a mãe Vera Lúcia Vieira. Ambos se elegeram para o atual mandato de 2017 a 2020 e pela primeira vez na região, uma Câmara tem dois membros de uma mesma família exercendo o mandato como legisladores. Mais incomum ainda serem mãe e filho.
João Wesley é casado com Maria Aparecida com quem tem três filhos de dois, cinco e sete anos. No atual mandato, Wesley avalia que o prefeito Manoel Donizete de Oliveira, está fazendo uma boa gestão na medida do possível em que atravessa o país com dificuldades financeiras.
Para o desenvolvimento do município, Vera Lúcia e Wesley consideram como uma dos fatores mais importantes, a geração de empregos, a pavimentação asfáltica da sede do município ao distrito de Terra Nova D´Oeste.
“O caminho é procurar empresas interessadas em se instalar na área industrial do município, fornecendo terrenos gratuitamente e isenção de impostos para gerar empregos principalmente aos jovens do município”, complementam os vereadores