O diretor do grupo Reges, professor José Gonzaga da Silva Neto, e o reitor da Universidade Brasil, Fernando Costa, reuniram-se na manhã de ontem, 4, na sala de conferência do bloco da Faculdade Reges de Dracena, com autoridades municipais e da região, para anunciar a parceria das instituições superiores para a vinda de cursos presenciais, à distância e de projetos educacionais para Dracena e região.
Estiveram presentes na reunião, os prefeitos de Dracena Juliano Brito Bertolini e de Junqueirópolis Hélio Furini, vice-prefeito de Tupi Paulista Nedécio de Lazari e vereadores.
O diretor do grupo Reges, professor José Gonzaga da Silva Neto, abriu o evento fazendo o uso da palavra, agradecendo a todos os presentes e principalmente ao reitor da Universidade Brasil, Fernando Costa, por firmar a parceria entre as instituições de ensino superior para a vinda de cursos presenciais e à distância, além de projetos educacionais.
Após o discurso do diretor do grupo Reges, o reitor da Universidade Brasil, Fernando Costa, fez o uso da palavra. Em seu pronunciamento, declarou a viabilização da vinda de cursos presenciais e à distância voltados para a energia renovável, formação e qualificação de professores e o esporte, sendo que neste último, a Universidade Brasil patrocina o Corinthians e Flamengo, além da seleção brasileira de futebol, em que a instituição de ensino superior tem uma parceria com Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no projeto ao esporte com o nome “CBF-Social”, cujo objetivo é abranger a formação de professores de Educação Física para formar escolinhas para crianças e adolescentes de 5 a 16 anos, com o enfoque no futebol integrado com a educação em Dracena e região.
Em relação à energia renovável, o reitor Fernando Costa, ressaltou que precisa analisar o projeto das usinas fotovoltaicas de Dracena e de outras fontes de energia para gerar empregos na região.
Segundo Fernando Costa, na próxima semana será assinada a portaria para a instalação do campus da Universidade Brasil, em Dracena, trazendo cursos à distância, além de biomedicina, e educação física, com foco no futebol e o selo do projeto da instituição de ensino superior junto a CBF.
Engenharia em Dracena
Para finalizar, o reitor da Universidade Brasil e presidente da Uniesp, Fernando Costa, disse que a Uniesp conseguiu a autorização junto ao Ministério da Educação para a vinda dos cursos de engenharia de produção, civil e mecânica para Dracena.
Ainda segundo ele, o objetivo é que a Uniesp seja instalada em 2018 em prédio próprio adquirido em 2013 e espera que seja uma “engenharia de inovação”, com projeto diferenciado para os jovens, em parceria com entidades de engenharia.