Os reparos no telhado da Escola Municipal (Emefi) Professora Luiza Rossa Ribeiro (bairro São Francisco), destruído pela chuva de granizo que ocorreu em Dracena no dia 19 de maio, tiveram início na última terça-feira, 12. Serão substituídas as telhas e ripas de sustentação.
Segundo a diretora da Escola, Márcia Regina Rossetto Honda, serão substituídas 100% das ripas e telhas. O prazo para empresa vencedora da licitação concluir as obras é de 60 dias, mas ela prevê que este prazo pode ser antecipado para cerca de 40 dias.
Honda explica que as telhas destruídas pelas pedras de gelo que caíram sobre a cidade em maio, eram ecológicas que continham as temperaturas elevadas típicas da região. Todas as telhas e ripas do telhado da escola foram retirados e agora serão substituídas por telhas romanas.
“Foram todas danificadas, chuva ocorreu no final da tarde com as crianças ainda em sala de aula, assustando todo mundo”, enfatiza a diretora. A Prefeitura interditou a escola e os 580 alunos foram remanejados para outros locais.
A EMEFI está funcionando em quatro setores. Os alunos da pré-escola estudam na catequese da Paróquia São Francisco, os alunos do Ensino Fundamental, na Escola Técnica e as classes especiais foram transferidas para a Escola João Vendramini. Na sede da Escola, funciona somente a secretaria.
Foram adquiridos por licitação (pregão presencial) pela Prefeitura para reforma do telhado, 35.280 telhas cerâmicas romana, 1.750 telhas cumieiras três vias de cerâmica e 2 mil metros de ripas de peroba com seção transversal. O material foi adquirido no pregão pelo valor total de R$ 47.635,40.